O governador João Azevedo (PSB) afirmou nesta terça-feira (27), que o Governo do Estado tem recursos disponíveis para contribuir com investimentos no São João de Campina Grande, mas destacou que a empresa responsável pela realização do evento nunca solicitou apoio financeiro.
A declaração, divulgada pela rádio Correio 98 FM, foi dada durante solenidade no Centro de Convenções da Rainha da Borborema, onde o gestor garantiu o reforço na segurança pública da festa, com investimento superior a R$ 6 milhões.
“Nós fazemos parceria com todos os municípios, fazemos diretamente e apoiamos as empresas que realizam o São João. Aqui em Campinha Grande, tem uma característica diferente. A empresa que realiza o São João, ela não solicita apoio. Nós temos recursos disponíveis, mas infelizmente não há viabilidade do Estado para fazer esse aporte em função da não solicitação da empresa”, revelou João.
Na oportunidade, o governador ressaltou que não sabe os motivos da empresa não buscar o apoio estadual, mas destacou que tem feito esses investimentos em cidades que buscaram o suporte do Estado.
“Os motivos que levam a empresa a não solicitar, eu não tenho a mínima ideia. A gente faz um aporte financeiro em vários municípios, como ocorre em Bananeiras, Patos, Santa Luzia, Monteiro, Sousa. Aqui em Campinha Grande, o nosso apoio é muito mais nesse sentido de suporte e segurança, até porque não há intenção da empresa de receber nada do Estado” acrescentou.
Apesar da ausência de repasse financeiro à organização, o governo estadual garantiu um amplo esquema de segurança para o São João de Campina Grande 2025.
“No ano passado, nós tivemos cerca de 850 solicitações de apoio de segurança para a realização de eventos na Paraíba. Esse ano, esses pedidos estão chegando a 1.500 eventos em todo o estado. Em Campina, por ser a maior festa, a gente concentra um esforço muito maior. Só para Campina, isso ultrapassa 6 milhões de reais, porque aqui vamos ter helicópteros, drones, câmeras de leitura facial, toda a estrutura de apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, além do Detran”, assegurou João.
O gestor estadual concluiu a fala destacando os indicadores positivos registrados nos dois últimos anos de evento, quando as forças de segurança não tiveram nenhuma morte associada aos festejos juninos.
Até o momento, a empresa responsável pelo São João de Campina Grande, Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações, não se manifestou oficialmente sobre a ausência de solicitação de recursos ao governo.
PB Agora