A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência em 13 cidades da Paraíba devido aos efeitos da estiagem. Com o novo decreto, o estado passa a totalizar 110 municípios em situação de emergência, sendo 109 por seca e um por chuvas intensas.
As cidades incluídas na nova lista são: Gado Bravo, Joca Claudino, Juazeirinho, Livramento, Olivedos, Passagem, Poço Dantas, Princesa Isabel, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José da Princesa, São José do Bonfim e São José dos Cordeiros.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras desses municípios estão autorizadas a solicitar recursos emergenciais para ações de assistência humanitária e mitigação dos efeitos da estiagem. Entre os auxílios previstos estão:
-
distribuição de cestas básicas;
-
fornecimento de água mineral;
-
oferta de refeições para trabalhadores e voluntários;
-
entrega de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório;
-
outras medidas de resposta à crise hídrica.
A Paraíba, especialmente as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão, enfrenta um dos períodos mais severos de estiagem dos últimos anos. A ampliação da situação de emergência reforça a necessidade de ações rápidas e investimentos contínuos para minimizar os impactos sobre a população.

