As chuvas intensas que atingem a Paraíba nos últimos dias fizeram com que dez açudes do estado atingissem 100% da capacidade e transbordassem, segundo boletim atualizado da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) nesta quarta-feira (02). Os reservatórios estão distribuídos em diversas regiões e o fenômeno reflete o volume expressivo de precipitações registrado no estado.
Açudes que estão sangrando:
- São Salvador – Sapé
- Olho d’Água – Mari
- Camalaú – Camalaú
- São José II – Monteiro
- Poções – Monteiro
- Pitombeira – Alagoa Grande
- Araçagi – Araçagi
- Jangada – Mamanguape
- Gramame/Mamuaba – Conde
- Suspiro – Serra da Raiz
A elevação dos níveis ocorre em meio a um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que colocou 43 municípios da Paraíba, especialmente no Litoral e Zona da Mata, sob aviso de perigo potencial para chuvas fortes, com risco de alagamentos e deslizamentos.
Em João Pessoa, o amanhecer desta quarta-feira foi marcado por alagamentos em vários pontos da cidade, lentidão no trânsito e previsão de continuidade das chuvas ao longo do dia. A Defesa Civil Municipal segue monitorando áreas de risco e orienta a população a não enfrentar o mau tempo, principalmente em regiões de encostas ou com histórico de deslizamento.
Os canais de emergência estão ativos e podem ser acionados pelos números 199 ou (83) 98831-6885.
A Aesa continua monitorando os demais açudes do estado.
PB Agora