A taxa de desemprego na Paraíba em 2024 foi a menor desde 2014, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. No ano passado, o desemprego no estado foi de 8,3%, enquanto em 2014 havia registrado 8,1%, a menor marca da série histórica.
No cenário nacional, o IBGE já havia informado no último dia 31 que o Brasil encerrou 2024 com a menor taxa média de desemprego desde 2012, atingindo 6,6%. Agora, a pesquisa traz um recorte estadual.
Evolução do desemprego na Paraíba
O pico de desemprego na Paraíba foi registrado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando atingiu 17,8%. Antes disso, desde 2017, a taxa vinha aumentando de forma constante.
Após a pandemia, o índice começou a cair:
Seguindo o padrão internacional, o IBGE considera desocupadas as pessoas que não estão empregadas, mas que seguem procurando trabalho ativamente. Já aquelas que não buscam emprego fazem parte do grupo classificado como “fora da força de trabalho”, índice que também vem diminuindo desde a pandemia.
Nível de ocupação e informalidade
Em todo o Brasil, o percentual de pessoas ocupadas em 2024 representou 58,6% da população com 14 anos ou mais, o maior nível da série histórica.
No ranking estadual, os maiores percentuais foram registrados em:
Já os menores foram observados em:
Em relação ao trabalho informal, a Paraíba tem um dos maiores índices do país, com mais de 50% da força de trabalho atuando sem vínculo formal. Além disso, o estado ocupa a sétima posição no ranking de força de trabalho desperdiçada, com uma taxa de 24,3%.