Uma operação deflagrada hoje de manhã pelas polícia Civil e Militar, denominada “Mérito Legal” apura a existência de fraude no concurso da Guarda Municipal de Santa Rita. A suspeita é de que os gabaritos das provas tenham vazado para um grupo de suspeitos. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em João Pessoa, dos quais quatro em endereços de aprovados com notas altíssimas no concurso. Esses candidatos aprovados que estão sob investigação já fizeram, inclusive, o curso de formação para chegar ao cargo. O quinto elemento, que não se submeteu aos exames, é investigado por fraude em outro certame público.
A investigação começou por causa de uma denúncia anônima apresentada ao Ministério Público e sua apuração hoje envolveu a participação de 30 policiais.
O delegado Aneilton Castro disse que o objetivo da operação hoje era localizar objetos eletrônicos como computadores, HDs e celulares que possam ajudar no curso das investigações. “A denúncia disse que alguns candidatos tiveram acesso ao gabarito da prova e que outros usaram ponto eletrônico. A gente lembra que na época teve prisão realmente por causa de uso de ponto eletrônico. A comissão do concurso teve a precaução de verificar se os candidatos estavam usando algum tipo de elemento eletrônico”, disse ele, acrescentando que um dos investigados de hoje foi denunciado anteriormente na Operação Gabarito e um outro teve um familiar que já respondeu a crime da mesma natureza.
Os suspeitos foram encaminhados para a Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, para prestar depoimento.