Nesta quarta-feira (2), é esperado que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncie novas tarifas contra produtos importados. A data tem sido chamada pelo republicano de “Dia da Libertação”.
A medida deve atingir vários países ao mesmo tempo, incluindo o Brasil, mesmo com os dados mostrando que os brasileiros compram mais dos EUA do que vendem.
Quais são os produtos mais vendidos pelo Brasil aos EUA?
O Brasil exporta principalmente petróleo, aço e aviões para os Estados Unidos. Esses três itens representam mais de 29% de tudo o que é vendido ao país norte-americano.
Parte desse material já é alvo de tarifas desde março, com 25% de imposto sobre o aço. Ainda assim, os dados indicam que as exportações brasileiras contribuem significativamente para a economia dos dois países, o que torna as novas barreiras ainda mais questionáveis.
O que o Brasil mais importa dos EUA?
Por outro lado, o Brasil importa dos EUA motores, combustíveis e aeronaves. Só motores e máquinas representam 15% das compras. Ou seja, o Brasil depende dos produtos americanos e já gasta mais com essas importações do que arrecada com suas vendas.
Apesar disso, o governo Trump mantém o discurso de ampliar as barreiras comerciais. Um relatório oficial dos EUA acusa o Brasil de adotar medidas que dificultam a entrada de produtos americanos, como tarifas elevadas, exigências técnicas e incentivos para empresas nacionais. O país aparece entre os que mais “prejudicam” os exportadores dos EUA, com impacto estimado em US$ 8 bilhões, segundo o documento.
Na tentativa de evitar prejuízos maiores, o chanceler Mauro Vieira havia agendado uma reunião com o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. O encontro, previsto para o dia 31, foi cancelado e seria a última oportunidade de diálogo antes do anúncio oficial do novo tarifaço.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line