O Estadão levou tão a sério a ideia criminosa de Trump que, para tratá-la como coisa normal, a transformou nessas perguntas em manchete de capa:
“O plano de Trump para a Faixa de Gaza pode dar certo? Quais obstáculos ele enfrenta?”
O Estadão considera, a partir da premissa posta na pergunta, que seria possível fazer a ideia criminosa dar certo, ou não existiria pergunta alguma. Porque a matança teria método, como um plano. E que podem surgir obstáculos. Talvez surjam, segundo o Estadão.
O jornal tenta dar sentido e racionalidade à ameaça criminosa de Trump. Porque, para expulsar os palestinos, será preciso ampliar o uso da violência, até que não fique nenhum deles em Gaza. É a solução final à la Trump.
A pergunta é tão idiota porque o que pretende mesmo dizer é: a aceleração e a conclusão da limpeza étnica em Gaza podem dar certo, agora com a matança sob comando americano?
Já é candidata a uma das manchetes mais imbecis e criminosas do ano.
(A ideia criminosa tem um detalhe que esclarece o que parecia uma dúvida. Trump apresentou seu plano ao assassino israelense, na Casa Branca, lendo um discurso, ou seja, tudo foi planejado. Ele não se empolgou no improviso. Está claro, nas imagens do encontro entre os dois, que ele lia sobre o plano de extinção dos palestinos. Por isso talvez o Estadão tenha considerado que há sentido no ‘projeto’.)
_____________________________________________________________________________________
FORTÃO
O Estadão também estampou ontem e hoje essa outra manchete, como se fosse uma eureca:
“William Waack: A desordem internacional explicitada por Trump é perigosa para o Brasil”
E logo abaixo informa:
“Fato de que os fortões estão passando a se comportar como bem entendem apanha o país em um momento particularmente delicado”
A referência ao ‘momento particularmente delicado’ é para atacar Lula, claro. Waack descobriu que a fúria do fascista, que ele chama de fortão, pode atingir o Brasil e principalmente Lula.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line