Dos 136 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nove estão com volume acima da capacidade máxima, reflexo das chuvas registradas nas últimas semanas em diversas regiões do estado.
Entre os reservatórios que ultrapassaram 100% da capacidade estão Suspiro, Olho D’Água, Pitombeira, Camalaú, Poções, São José II, Cafundó, Bom Jesus e Cachoeira da Vaca. O maior volume registrado é o do açude Suspiro, em Serra da Raiz, que chegou a 109,77% de sua capacidade, acumulando 303.409 metros cúbicos.
Apesar do bom cenário em algumas regiões, a seca ainda atinge parte do estado. De acordo com o relatório da Aesa, 29 açudes estão em situação crítica, com menos de 10% da capacidade total. Entre os mais afetados estão os açudes Bastiana e Sabonete, em Teixeira, com apenas 0,02% de volume acumulado.
Redação