Idoso entrou na água sozinho e, após um período de ausência percebido por banhistas, foi encontrado boiando, mesmo em uma área considerada rasa
Um homem de 78 anos morreu afogado na manhã deste sábado (19), na Praia do Bessa, em João Pessoa. A vítima era natural de Jaú, interior de São Paulo, e estava na capital paraibana a passeio. O caso foi registrado pouco antes das 11h e mobilizou equipes do Samu, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
De acordo com testemunhas, o idoso entrou na água sozinho e, após um período de ausência percebido por banhistas, foi encontrado boiando, mesmo em uma área considerada rasa. Populares retiraram o homem do mar e tentaram reanimá-lo até a chegada das equipes de socorro.
O Samu constatou que o idoso apresentava um quadro de afogamento grau 6, que caracteriza ausência total de sinais vitais, como circulação sanguínea e atividade respiratória. A equipe médica ainda acionou o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, na expectativa de uma possível remoção aérea em caso de reversão do quadro, o que infelizmente não foi possível. A morte foi confirmada no local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a Praia do Bessa é considerada uma região de mar calmo, com áreas de banho popularmente conhecidas como “Caribessa”, onde são comuns práticas esportivas como caiaque e stand-up paddle. Casos de afogamento são considerados raros na área, o que levanta a hipótese de um possível mal súbito, como infarto ou AVC, que teria antecedido o afogamento.
A Polícia Militar colheu depoimentos de testemunhas e isolou a área até a chegada da perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa, onde será submetido a exames que devem esclarecer a causa da morte.
Com Portal Correio