Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Em seminário da PRF-PB, Pollyanna defende políticas públicas como instrumento de paz no trânsito

    22 de julho de 2025

    Caturité avança nos preparativos para a 1ª ExpoAgro durante a Festa do Queijo

    22 de julho de 2025

    Histórico Colégio Estadual de Areia é totalmente reformado após solicitação do deputado Tião Gomes

    22 de julho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Notícias»Sancionada nova Lei Orgânica da Polícia Militar da Paraíba
    Notícias

    Sancionada nova Lei Orgânica da Polícia Militar da Paraíba

    adminPor admin22 de julho de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O governador João Azevêdo sancionou, na manhã desta terça-feira (22), a nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), durante solenidade ocorrida no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa. Aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa (ALPB) em junho deste ano, a nova Lei define os níveis de organização da Polícia Militar, valorizando os homens e mulheres que integram a Corporação e possibilitando o reforço do policiamento em diversas áreas, com o consequente fortalecimento na segurança da população paraibana.

    A iniciativa – que atualiza a antiga lei de 1977 – está em sintonia com as diretrizes nacionais de segurança pública, com os princípios constitucionais e as necessidades da sociedade paraibana. Entre os benefícios trazidos pela nova Lei está a redução no intervalo necessário para as promoções, antiga reivindicação dos profissionais que fazem a Polícia Militar da Paraíba.

    Na ocasião, João Azevêdo ressaltou o caráter histórico que tem a nova Lei Orgânica Básica da PMPB. “O dia de hoje representa uma grande conquista para os homens e mulheres que fazem a Polícia Militar da Paraíba, resultado de uma luta de muitos anos e da reestruturação que o nosso Governo tem feito, desde 2019, em todo o sistema de Segurança Pública, com a implantação do PCCR de algumas categorias, também já aprovada a Lei Orgânica dos Bombeiros Militares e a incorporação da Bolsa Desempenho. E agora chegou a vez da Polícia Militar, que viverá a partir de agora um novo momento. É fundamental que a gente tenha uma reestruturação da Polícia para que cada vez mais seja prestado um melhor serviço à população”, disse.

    Em seu discurso, o chefe do Executivo estadual exemplificou os benefícios práticos da nova LOB da Polícia Militar paraibana. “Às vezes quando assinamos uma lei fica uma coisa muito vaga em termos daquilo que pode promover quanto às mudanças. Mas, a cada alteração que é feita, a cada conquista que é implantada, eu sei que estão sendo transformadas vidas. Quando nós reduzimos de dez para sete anos o espaço necessário para que um soldado fosse promovido a cabo, e reduzimos em seis anos uma carreira, nós estamos mudando vidas, alterando a qualidade de vida desses profissionais”, acrescentou João Azevêdo, destacando outros investimentos na Segurança Pública, como a realização de concursos, que permitiu, por exemplo, a ampliação da Polícia Civil em quase 70%, assim como a compra de armas e equipamentos de ponta.

    O vice-governador Lucas Ribeiro evidenciou que a sanção da nova Lei Orgânica Básica da Polícia Militar representa o respeito que o Governo da Paraíba tem pela Corporação. “Num mundo em que estamos vivendo, com uma criminalidade cada vez mais organizada, são necessárias ações estratégicas para esse combate, como a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle e equipamentos de alta tecnologia. Mas, acima de tudo, é necessário o reconhecimento aos homens e mulheres que estão nas ruas trabalhando e se dedicando na proteção dos paraibanos. Esse reconhecimento, por meio dessa Lei, se faz necessário, uma demonstração clara de que o Estado está cuidando de quem cuida”, observou.

    O secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Francisco Nunes, também evidenciou o caráter histórico que tem a sanção da nova Lei Orgânica da Polícia Militar. “Era uma legislação que vinha sendo pleito de revisão há décadas. O governador João Azevêdo teve a coragem e a sensibilidade de enfrentar um tema complexo, mas que foi construído a várias mãos pela Secretaria da Segurança, pela Polícia Militar e pelas entidades de classe. Conseguimos chegar a um bom termo, que, com certeza, trará resultados para a Polícia Militar e para a população”, afirmou.

    O comandante-geral da PMPB, coronel Sérgio Fonseca, disse que a promulgação da LOB representa uma série de conquistas que a Corporação tem alcançado na gestão do governador João Azevêdo. “Com essa lei, estamos criando novos cargos e novas funções dentro da Polícia Militar. As nossas Companhias Independentes se transformam em Batalhões. Qual o resultado disso? Maior número de vagas para promoções de oficiais e de praças. Só para se ter uma ideia dos benefícios dessa nova Lei: nós temos hoje na Polícia Militar capitães que estão no mesmo posto há 14 anos. Com essa iniciativa, esses capitães terão a oportunidade de ser promovidos a majores, a tenentes-coronéis. O governador corrige um pleito de muitos anos, deixando a Corporação feliz e mais motivada e com mais condições para defender a sociedade paraibana”, comentou, lembrando também os investimentos que a Polícia Militar tem recebido do Governo do Estado — desde compra de armas e equipamentos a reforma e ampliação de unidades.

    O presidente da ALPB, Adriano Galdino, parabenizou João Azevêdo pelo compromisso com a Segurança Pública. “Estou muito feliz com esse novo momento da Polícia Militar da Paraíba e queria parabenizar o governador João Azevêdo pelo seu compromisso com a Segurança Pública — uma gestão que tem feito diversos gestos não apenas para a Polícia Militar, mas também a Polícia Civil, a Polícia Penal e todas as forças de segurança que protegem os paraibanos e paraibanas. Quero parabenizar também os deputados estaduais que ouviram o Governo e a Polícia Militar, aprovando uma lei tão importante para a Corporação de forma consensual”, comentou.

    O deputado federal Wilson Santiago destacou: “Hoje é um dia em que todos estão felizes e satisfeitos por esse reconhecimento, através de lei, dando à Polícia Militar um rumo no que se refere à sua organização, a tudo aquilo que interessa aos policiais. Um reconhecimento justo a todos os esforços que a Polícia Militar fez e tem feito em favor da sociedade paraibana”.

    A solenidade de assinatura da nova Lei Orgânica da Polícia Militar da Paraíba foi prestigiada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelos deputados estaduais João Gonçalves e Felipe Leitão; pelo vereador de João Pessoa Tarcísio Jardim. Entidades de classe e auxiliares do Governo da Paraíba também estiveram presentes à solenidade.

    Benefícios da nova Lei — A nova de Organização Básica da Polícia Militar representa um marco institucional jurídico, administrativo e social, modernizando a estrutura da Corporação, em sintonia com as diretrizes nacionais de segurança pública, princípios constitucionais e necessidades atuais da sociedade por mais segurança.

    Pautada nas melhores práticas da administração pública, a nova LOB promove uma profunda reformulação na estrutura organizacional da PMPB — nos níveis estratégico, tático e operacional.

    Outro ponto positivo e que atende grande parte dos anseios da Corporação é a criação de novos postos e ampliação de quadros funcionais. Destaca-se a ampliação dos postos de tenente-coronel e major no Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), medida que valoriza e reforça o papelão técnico desses profissionais no suporte à atividade-fim.

    Além disso, foram instituídos novos quadros de praças: o Quadro Geral de Praças (QGP), o Quadro de Praças Administrativas (QPA) e o Quadro de Praças Combatentes (QPC), organizando o efetivo com base em competências específicas e assegurando novas perspectivas de crescimento profissional.

    A nova LOB estabelece ainda critérios objetivos para promoções por merecimento e antiguidade — com parâmetros claros e transparentes, medida que promove justiça e previsibilidade.

    Atualização da remuneração de horas-aula e valorização do magistério militar, assim como a ratificação da promoção imediata ao posto ou graduação superior na passagem para a reserva remunerada são outros benefícios da nova LOB da Polícia Militar paraibana, considerada pela Corporação um investimento direto na tranquilidade da população.

    Destaque
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Em seminário da PRF-PB, Pollyanna defende políticas públicas como instrumento de paz no trânsito

    22 de julho de 2025

    Caturité avança nos preparativos para a 1ª ExpoAgro durante a Festa do Queijo

    22 de julho de 2025

    Histórico Colégio Estadual de Areia é totalmente reformado após solicitação do deputado Tião Gomes

    22 de julho de 2025

    Gatos e cachorros de Boa Vista são atendidos em ação de castração até esta quarta-feira (23)

    22 de julho de 2025

    Presidente da Câmara de Alcantil, Larissa Marques, parabeniza prefeito Cícero pelo incentivo aos produtores de leite de cabra

    22 de julho de 2025

    Prefeito de São José dos Ramos, Matheus Amorim, declara apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado Federal

    22 de julho de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.680 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.646 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.343 Visualizações
    Não perca

    Em seminário da PRF-PB, Pollyanna defende políticas públicas como instrumento de paz no trânsito

    22 de julho de 2025

    A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), Pollyanna Werton, participou, nesta terça-feira…

    Caturité avança nos preparativos para a 1ª ExpoAgro durante a Festa do Queijo

    22 de julho de 2025

    Histórico Colégio Estadual de Areia é totalmente reformado após solicitação do deputado Tião Gomes

    22 de julho de 2025

    Gatos e cachorros de Boa Vista são atendidos em ação de castração até esta quarta-feira (23)

    22 de julho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.680 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.646 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.343 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.