O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quarta-feira, 14, seus planos de deixar seu cargo no governo, em meio à largada para a corrida eleitoral de 2026, e afirmou que deve fazer isto ainda neste mês. As informações foram dadas pelo ministro em uma entrevista concedida à jornalista da Globo News Miriam Leitão, programada para ir ao ar às 23h30 desta noite. Os principais assuntos da conversa foram adiantados por Leitão nesta tarde em sua coluna do jornal O Globo.
A nomeação do sucessor é uma prerrogativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas Haddad manifestou seu apoio à indicação de seu atual secretário Dario Durigan, que é o secretário-executivo da Fazenda e o número dois da pasta. Haddad afirmou, ainda, que deve conversar com o presidente Lula nos próximos dias para definir a data de saída. A intenção, de acordo com ele, é acelerar a transição e garantir que o sucessor possa comandar a economia do país ao longo de todo este último ano de mandato.
O também ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo já vinha comentando os seus planos de deixar seu atual cargo no Executivo federal desde o fim do ano passado. A intenção inicial é reforçar os trabalhos na equipe de campanha à reeleição de Lula no pleito de 2026, agendado para outubro.
Veja


