Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Jackson Macêdo critica investida dos EUA contra a Venezuela e cobra reação internacional: “Gravíssimo”

    3 de janeiro de 2026

    Possível bomba de morteiro da Segunda Guerra é encontrada em área rural de Conde

    3 de janeiro de 2026

    ONU alerta para “precedente perigoso” após ação dos EUA na Venezuela

    3 de janeiro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Geral»Prefeituras paraibanas descumprem prazo para construir creches e deixam crianças sem atendimento
    Geral

    Prefeituras paraibanas descumprem prazo para construir creches e deixam crianças sem atendimento

    adminPor admin23 de julho de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura10 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Creche paralisada em Juazeirinho destaque na foto ilustrada é uma das creches paralisadas na Paraíba.

    O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) divulgou, em sessão realizada nesta quarta-feira (23), um relatório sobre a execução dos convênios entre 212 prefeituras paraibanas e o Governo do Estado com o objetivo de construir 215 creches dentro do programa “Paraíba Primeira Infância”.

    A auditoria temática mostra que três anos após o repasse dos recursos, 52,11% das obras estão paralisadas e 14,55% sequer possuem cadastro no sistema de monitoramento GeoPB, ou seja, sequer começaram suas obras.

    De acordo com o estudo, mais de R$ 92 milhões ainda estão disponíveis nas contas dos municípios, sem aplicação efetiva na construção das unidades escolares. Segundo estimativa do relatório, a não conclusão das obras, impediu que cerca de 11.850 crianças de 0 a 5 anos fossem atendidas em creches públicas, agravando ainda mais a já conhecida insuficiência de vagas na educação infantil.

    Em auditoria anterior, o TCE-PB identificou que 60% das creches públicas da Paraíba operam com mais de 100% da capacidade, e apenas 12 das 95 unidades visitadas foram construídas nos últimos cinco anos.

    Os convênios previam dois tipos de creches: o tipo A, com capacidade para 100 crianças e prazo estimado de conclusão em 10 meses, e o tipo B, para 50 crianças, com previsão de entrega em 7 meses. A maioria dos acordos foi assinada entre dezembro de 2021 e julho de 2022. Entretanto, até junho de 2025, apenas 24,41% das obras foram concluídas.

    A fiscalização realizada pelo TCE-PB incluiu visitas in loco a 110 das obras. Os municípios que receberam essa inspeção apresentaram 3,61 vezes mais chances de concluir as construções do que os que não foram auditados. Ainda assim, mesmo entre as fiscalizadas, a taxa de finalização é considerada baixa.

    Outro dado que chama atenção no relatório é o número de convênios ainda vigentes. Dos 213 acordos firmados, apenas 76 continuam ativos. A vigência da maioria terminou entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, o que coloca em risco a legalidade de eventuais retomadas das obras sem nova formalização.

    Diante das constatações, o Ministério Público de Contas (MPC) representou formalmente contra 26 prefeitos municipais, cobrando explicações sobre os atrasos e solicitando prazos para a conclusão das creches. O TCE-PB também recomendou mais transparência na divulgação do status das obras, conforme determina a Lei nº 14.133/2021.

    O relatório final conclui que, apesar dos esforços de fiscalização, o volume de obras entregues ainda é muito inferior ao esperado. Por isso, o Tribunal definiu os próximos passos no acompanhamento das obras vinculadas à área da educação nos municípios paraibanos. Entre as ações planejadas estão:

    • Emissão de relatórios individuais nos Processos de Acompanhamento da Gestão (PAG) de cada município, com detalhamento da situação das obras;
    • Identificação de obras não cadastradas no sistema GeoPB ou com dados inconsistentes, comprometendo a transparência e o controle social;
    • Sugestão de emissão de alertas aos gestores responsáveis, com foco na correção de irregularidades e na retomada de obras paralisadas;
    • Atuação articulada junto à Secretaria de Estado da Educação, visando ações corretivas e preventivas;
    • Instrução de representações pelo Ministério Público de Contas (MPC), com base nos achados técnicos verificados nas auditorias.

    Mais PB

    Destaque
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Possível bomba de morteiro da Segunda Guerra é encontrada em área rural de Conde

    3 de janeiro de 2026

    Presidente da Argentina resgata foto de Lula com Maduro ao comemorar ofensiva dos EUA

    3 de janeiro de 2026

    Trump divulga foto de Maduro sob custódia dos Estados Unidos

    3 de janeiro de 2026

    A queda de Maduro

    3 de janeiro de 2026

    Magníficos, Encantu’s, Aduílio Mendes e Fabiana Souto embalam Forró Verão neste sábado na Capital

    3 de janeiro de 2026

    NESTE SÁBADO: Forró Verão chega à sua 3ª edição e deve atrair mais de 1,5 milhão de pessoas em nova temporada

    3 de janeiro de 2026

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.319 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.158 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.824 Visualizações
    Não perca

    Jackson Macêdo critica investida dos EUA contra a Venezuela e cobra reação internacional: “Gravíssimo”

    3 de janeiro de 2026

    O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Jackson Macêdo, se posicionou neste sábado (03)…

    Possível bomba de morteiro da Segunda Guerra é encontrada em área rural de Conde

    3 de janeiro de 2026

    ONU alerta para “precedente perigoso” após ação dos EUA na Venezuela

    3 de janeiro de 2026

    A Ilusão da Liberdade e o Retorno do Imperialismo em 2026 – Por Marcos Antônio Souto Maior Filho

    3 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.319 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.158 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.824 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.