O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, decidiu, nesta terça-feira (18), anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acionou a Polícia Federal para investigar a divulgação antecipada de questões da prova.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, citou o órgão.
A decisão foi tomada após um estudante corrigir questões praticamente idênticas às da prova. “Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”, diz o Ministério da Educação.
Em nota, o Inep reafirmou que o Exame é elaborado com “a devida isonomia e lisura, garantido a validade das provas de 2025”. O instituto ainda não divulgou as questões que serão anuladas.
De Olho no Cariri
Com MaisPB


