O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento de lançamento de programa, na tarde deste sábado (24/5), celebrou a “civilidade”. Ele acompanhou a cerimônia ao lado do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil-MT), que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Sempre que a gente pode, a gente tenta passar para a sociedade a ideia de uma governança civilizada, essa governança civilizada faz com que pessoas de diferentes posições ideológicas se encontrem, participem de atos juntos, se confraternizem e depois cada um volta para sua vida normal. E quando chega na campanha, cada um escolhe o partido que quiser e é candidato”, disse Lula.
O presidente citou que, em governos anteriores, prefeitos e governadores considerados “inimigos” não tinham acesso a crédito com o governo federal.
Lula está em Campo Verde (MT) para o lançamento do Programa Solo Vivo, que busca oferecer aos produtores familiares condições para melhorar a produtividade e a qualidade dos alimentos produzidos. Além disso, o objetivo é fortalecer a competitividade da agricultura familiar e reduzir as desigualdades na produção rural no estado.
Também foram entregues maquinários no Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde.
Acompanharam o evento os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
O Programa Solo Vivo tem como foco a recuperação de áreas degradadas destinadas à agricultura familiar e o aumento da qualidade dos alimentos. A iniciativa busca melhorar os solos, aumentar a produtividade das lavouras, fortalecer a geração de renda e promover a permanência das famílias no campo.
O programa é uma parceria do governo federal com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Mato Grosso (Fetagri-MT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e contempla 10 assentamentos em diferentes regiões do estado.