Uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Monteiro, iniciou os trabalhos e ações do Programa de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
O programa tem como objetivo tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral à menina e ao menino adolescentes, proporcionando o exercício da vida sexual e reprodutiva com base em valores e comportamentos mais autônomos, com decisões mais responsáveis, além da construção de projetos de vida de longo prazo.
Raisa Galvão, Assistente Social e coordenadora do programa no município, disse que a gravidez na adolescência é um fenômeno complexo e envolve múltiplas dimensões da vida humana, diretamente relacionada ao contexto sociocultural e econômico.
De acordo com Raisa, “A prevenção da gravidez durante a adolescência exige esforços dos distintos setores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil.” Destacou.
Ana Paula, prefeita de Monteiro, disse que a execução de políticas públicas voltadas às meninas, favorecem que a gestante adolescente tenha uma gravidez saudável e uma rede de cuidado e proteção para ela e o bebê, garantindo o atendimento de suas necessidades psicossociais, como a permanência na escola, o apoio da comunidade, da família e do pai adolescente.