O presidente Lula lidera a disputa eleitoral de 2026 no primeiro turno, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça (1º). O petista aparece com 41,7% dos votos, 7,8 pontos a mais que o segundo colocado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 33,9%.
Os demais candidatos aparecem com poucas chances de ir para o segundo turno. O terceiro no ranking, o ex-coach e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) tem apenas 5,4%, enquanto Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, tem 3,8%.
Na pesquisa para o segundo turno, Tarcísio e Lula aparecem empatados tecnicamente, mas com o bolsonarista numericamente à frente.
A pesquisa ainda testou outros cenários no segundo turno envolvendo Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível e tenta reverter a condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se candidatar em 2026.
No cenário que repete o segundo turno de 2022, Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 48%, contra 46% de Lula. Brancos, nulos e “não sei” somam 6% neste cenário.
Lula também perderia para Marçal em um eventual segundo turno, de acordo com a pesquisa. Nesse cenário, o ex-coach tem 51% contra 46% do petista. Brancos, nulos e “não sei” somam 3% neste cenário.
O presidente venceria três governadores num eventual segundo turno em 2026: Ronaldo Caiado (47% contra 37%), Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul (46% contra 36%) e Romeu Zema, de Minas Gerais (44% contra 25%).
A pesquisa, feita em parceria com a Bloomberg, foi realizada entre os dias 20 e 24 de março com 4.659 pessoas por meio de questionários pela internet. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
Apesar da vantagem do ex-presidente num eventual segundo turno, o ex-ministro José Dirceu afirma que ele não é o candidato favorito da direita em 2026. Para ele, Tarcísio é o preferido do campo político e da elite de São Paulo.
“A direita não o quer como candidato e vai ameaçá-lo com a prisão sem indulto se ele continuar fazendo o que quer fazer. O candidato dela se chama Tarcísio de Freitas e a elite de São Paulo já o abraçou”, afirmou em ato contra a anistia na PUC-SP (Pontífice Universidade Católica de São Paulo) nesta segunda (31).
Ver essa foto no Instagram
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line