O lançamento do novo marketplace dos Correios, ocorrido na última quarta-feira (2), gerou reações nos bastidores do setor de comércio eletrônico. A iniciativa da estatal, voltada especialmente para atender micro e pequenos empreendedores, foi recebida com reservas pelo Magazine Luiza, conforme relatos da cúpula dos Correios.
A estatal afirmou ter ouvido de representantes do Magalu que, com a nova plataforma, os Correios deixariam de ser apenas um parceiro logístico para se tornarem também um concorrente direto. De forma discreta, a gigante do varejo digital teria sinalizado a possibilidade de revisar os atuais acordos de parceria e buscar alternativas para o envio de suas mercadorias.
Apesar da tensão relatada, outras empresas do segmento de marketplace não teriam expressado a mesma preocupação em relação ao novo serviço da estatal. A proposta dos Correios é expandir o acesso ao e-commerce, sobretudo para regiões e empreendedores que atualmente enfrentam dificuldades logísticas e de visibilidade no mercado digital.
Procurados pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, os Correios afirmaram que desejam manter o Magazine Luiza como parceiro estratégico e que a entrada no mercado de marketplaces tem como objetivo a democratização da venda online, e não a competição direta com grandes plataformas já consolidadas.
Em nota, o Magazine Luiza negou qualquer mal-estar. “As informações são totalmente inverídicas”, afirmou a empresa. “Seguimos com nossos contratos com os Correios, que são um parceiro estratégico da companhia. Vemos de forma positiva a entrada de empresas brasileiras no setor de e-commerce, que tem enorme potencial de crescimento no Brasil.”
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line