Uma operação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no bairro Jardim Paulistano, em Campina Grande, resultou no embargo de uma indústria de reciclagem de plástico nesta terça-feira (13). Técnicos do órgão identificaram que a empresa não sanou irregularidades apontadas em autuação prévia do órgão e continuou despejando esgoto sem tratamento na rede de drenagem pluvial, ocasionando riscos de contaminação do meio ambiente.
A ação contou com a participação de membros da Coordenadoria de Medições Ambientais, do Setor de Resíduos Sólidos e da Divisão de Fiscalização da Sudema em Campina Grande. A primeira visita foi feita ainda em janeiro, quando foi possível identificar a falta de tratamento do esgoto produzido, a destinação inadequada dos resíduos sólidos resultantes do trabalho da indústria e o lançamento irregular na rede de drenagem.
A licença de funcionamento do estabelecimento exigia uma estação de tratamento própria e a conexão com a rede de esgoto. A empresa foi autuada e recebeu um prazo para solução dos problemas.
Na vistoria desta terça (13), no entanto, ficou constatada a manutenção do problema.
“A rede de drenagem é preparada para receber apenas água de chuva, que é direcionada para corpos hídricos ou para o solo a depender da região. Quando ela recebe contribuição de esgoto há um grande risco de contaminação do meio ambiente e por isso essas medidas são necessárias”, afirmou o chefe da Divisão de Controle de Poluição da Sudema, Raphael Caiña. A empresa terá que sanar as irregularidades e notificar a Sudema com um pedido de levantamento de embargo.
Com MaisPB