Na tarde desta quinta-feira (3), muitos veículos de comunicação brasileiros embarcaram no anúncio fake feito por Felipe Neto nas redes sociais. Portais noticiaram que o youtuber pretende se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026, mas tudo não passa de uma pegadinha.
“Eu quero ser presidente porque eu, embora seja um homem de fora da política, tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes. Não há escapatória nenhuma, então por que não usar a dependência das redes a favor do povo?”, perguntou ele, no post.
Algumas das manchetes que tomaram conta da internet diziam “Felipe Neto anuncia pré-candidatura à presidência” e “Felipe Neto diz que é pré-candidato à presidência em 2026”.
Os seguidores mais atentos, no entanto, notaram que o conteúdo se trata de mais um vídeo de divulgação para o próximo livro a ser lido em sua plataforma de leitura “Clube do Livro FN”, que vem ganhando vídeos dramatizados todos os meses.
No vídeo publicado hoje, o influenciador digital se apresenta como um presidente autoritário, disposto a manipular as opiniões de toda a nação. Para insinuar sobre o próximo livro, menciona “dominar ideias”, “criar uma Nova Fala” (alusão à Novilíngua), se autodenomina “ministro do Ministério da Verdade” e se coloca como um “pai vigilante” ou “irmão mais velho”.
Para quem é observador, a estratégia de marketing de Felipe Neto é clara: lançar “1984”, de George Orwell, como a próxima leitura. Normalmente, as obras escolhidas pelo famoso batem recordes de vendas logo após o anúncio, então essa é mais uma estratégia de marketing de seu clube FN.
Felipe Neto usa várias referências do livro de George Orwell, '1984', o q evidencia q seu anúncio como pré-candidato à Presidência da República é uma ironia e uma crítica ao modelo candidato/influencer, além de possivelmente, alguma jogada de marketing. O filho da mãe é um gênio! pic.twitter.com/ftB5ByBOhs
— Gustavo Veloso ⛵️ (@g_vgouvea) April 3, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line