O Brasil deu um passo importante na ampliação de suas exportações após o governo do presidente Lula (PT) formalizar, nesta sexta-feira (28), a abertura do mercado de carne bovina para o Vietnã.
O acordo foi firmado durante a visita do chefe de Estado brasileiro ao país asiático e faz parte de um Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica entre as duas nações.
Lula afirmou que a medida deve atrair investimentos de frigoríficos brasileiros, transformando o Vietnã em uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático. “A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairá investimentos de frigoríficos do Brasil para fazer deste país uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático”, declarou.
O Brasil já exporta produtos agrícolas como soja, carne suína e frango para o Vietnã, e a inclusão da carne bovina fortalece ainda mais essa parceria. A expectativa é de que a demanda pelo produto brasileiro aumente.
Depois de anos de tentativa, finalmente o Brasil vai exportar carne para o Vietnã. A decisão foi tomada ao lado do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, com a presença dos presidentes da Câmara e do Senado do Brasil. Mais um mercado aberto para a conta e muito trabalho… pic.twitter.com/e6HQ9K2qMn
— Lula (@LulaOficial) March 28, 2025
O acordo também prevê aprofundamento das relações econômicas e a possibilidade de um tratado comercial entre o Vietnã e o Mercosul. A presidência brasileira do bloco, que começa em julho, vai priorizar negociações com o país asiático. “Vamos trabalhar em prol de um acordo com o Vietnã que seja equilibrado e beneficie os dois lados”, disse Lula.
Além da carne, o governo brasileiro quer ampliar as exportações de produtos com maior valor agregado. Lula mencionou a possibilidade de a Embraer fornecer aeronaves à Vietnam Airlines, como parte do plano de expansão das relações comerciais.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line