O Governo da Paraíba anunciou, nesta sexta-feira (7), medidas emergenciais para as famílias atingidas pelas fortes chuvas caídas nos últimos dias no Litoral Norte. A Baía da Traição foi o município mais afetado, com diversas comunidades alagadas. No entanto, medidas contemplam também municípios de outras regiões do Estado.
Pela manhã, os secretários Deusdete Queiroga, da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, e Pollyanna Werton, do Desenvolvimento Humano sobrevoaram no helicóptero Acauã quando foram mapeadas as necessidades dos municípios da região.
Água e alimentos
Dentre as ações emergenciais adotadas para Baía da Traição, está o envio de caminhões com água potável pela Defesa Civil do Estado e neste fim de semana, além de cestas básicas, colchões e “quentinhas” para as famílias desalojadas.
A partir desta sexta (7), a Secretaria de Estado da Saúde começou a mobilizar equipes de vigilância para garantir assistência e cuidado à população afetada pelas fortes chuvas nas cidades de Baía da Traição e Mataraca, Litoral Norte do estado, oferecendo todo aparato e suporte necessários.
Neste momento, as famílias desalojadas em Baía da Traição estão alocadas na Secretaria de Educação do município. A prefeitura municipal decretou, na tarde desta sexta-feira (7), Situação de Emergência pelo prazo de 180 dias nas áreas afetadas pelas inundações.
Saúde
De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, a Saúde do estado está efetuando o plano de contingência onde são disponibilizados resgates, atendimento pré-hospitalar, suporte de Telemedicina, controle epidemiológico e saneamento básico emergencial, além da Atenção Especializada à população Indígena, principal público afetado com as chuvas.
Serão mobilizadas aeronaves para resgate de pessoas ilhadas ou em áreas de difícil acesso, deslocamento de ambulâncias para transporte de pacientes e ponto avançado de triagem e atendimento para primeiros socorros e estabilização dos pacientes.
Através de telemedicina, estão sendo disponibilizadas consultas com médicos especialistas em medicina de emergência adulta e pediátrica, além de avaliação, atendimento e garantia de acesso rápido a medicamentos essenciais para as comunidades indígenas.
Defesa Civil
Devido às fortes chuvas caídas esta semana, no Litoral Paraibano, a equipe da Defesa Civil Estadual visitou os municípios de Mataraca, Mamanguape e Baía da Traição, esteve conversando com os gestores e a população ouvindo suas solicitações e encaminhando aos demais órgãos da administração estadual que formam o sistema.
Foram atendidas demandas do município de Santa Inês, para vistorias em edifícios públicos afetados pelas chuvas, tais como, Estádio Municipal, Câmara Municipal, Ginásio de Esportes e Quadra Poliesportiva. Em São Domingos do Cariri, foram feitas visitas à Barragem São Domingos na comunidade Boqueirão, além de reuniões na cidade de Monteiro para orientações sobre a importância do fortalecimento da Defesa Civil Municipal visto as mudanças climáticas atuais.
Baía da Traição
A prefeitura municipal estima que aproximadamente 200 residências foram afetadas pelo alagamento, que afeta residências de moradores locais e veranistas.
A Defesa Civil do município acredita que 80 famílias tenham sido impactadas, sendo a maior parte com suas casas invadidas pela água. Dentre os impactos, além do desalojamento das famílias, está a suspensão do abastecimento de toda a zona urbana da cidade, que conta com uma rede própria de abastecimento.
Conforme a Defesa Civil municipal, o transbordamento é resultado não só das chuvas intensas, segundo o órgão, mas também do assoreamento do rio e da ocupação nas áreas próximas ao rio, que dificulta o escoamento da água.
Contatos
Em casos de alagamentos, desastres ou demais situações de calamidade pública, os órgãos de segurança reforçam telefones que são úteis para a população pelos disque 199 ou os telefones (83) 98828-8350 e 98828-9480. O órgão poderá ser acionado pelo email coord.defesacivil.pb@gmail.com.
Além disso, o Corpo de Bombeiros poderá ser informado pelo 193 e o SAMU no 192.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp