Depois da primeira onda de frio do outono, registrada no início de abril, o Brasil voltou a enfrentar uma sequência de dias quentes. No entanto, o clima vai mudar novamente: uma nova frente fria intensa está prevista para atingir o país a partir do dia 23 de abril, segundo informações do portal Climatempo.
De acordo com as simulações atmosféricas, essa nova massa de ar polar será ainda mais forte do que a que derrubou as temperaturas no início do mês. Com origem no sul do continente, o ar frio terá uma trajetória continental, avançando pelo interior do Brasil, o que deve intensificar o resfriamento especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O avanço da frente fria também pode atingir áreas do Norte do Brasil, incluindo Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Apesar da previsão de queda nas temperaturas, o mês de abril ainda deve terminar com temperaturas dentro ou acima da média histórica em boa parte do país.
Enquanto a nova frente fria não chega, o clima permanece instável em grande parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas válidos para esta segunda-feira (14).
Pelo menos 20 estados estão sob influência de um sistema de baixa pressão que favorece a formação de temporais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. No Centro-Sul, o clima segue ameno, mas ainda com possibilidade de chuvas fortes no litoral sul, em Mato Grosso e em Goiás.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line