O ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia Nóbrega, foi preso nesta sexta-feira (18) acusado de comandar uma organização criminosa especializada no cultivo e tráfico de maconha no Sertão da Paraíba. A prisão ocorreu durante a segunda fase da Operação Cacimba Nova, que também resultou na captura de outras quatro pessoas. Outras duas seguem foragidas.
Segundo o delegado Diego Passos, responsável pelo caso, as investigações foram concluídas e sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). “Encerramos as investigações. São pessoas ligadas ao polígono da maconha, que atuavam diretamente no cultivo da droga”, afirmou em entrevista ao Portal MaisPB e ao programa Hora H.
De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação faziam parte de uma estrutura criminosa sofisticada, montada em uma fazenda localizada no município de Malta, onde funcionava o centro de produção de maconha que deu nome à operação. “As investigações concluíram que havia uma estrutura orquestrada e bem organizada para produção em larga escala da droga”, explicou o delegado.
A primeira fase da operação, deflagrada em março de 2025, já havia levado sete pessoas à prisão, mas elas acabaram soltas após decisões judiciais. Desta vez, no entanto, a Justiça determinou a prisão preventiva dos envolvidos, após surgirem novas provas que reforçam o envolvimento do grupo no esquema.
A polícia estima que o grupo criminoso tenha investido cerca de R$ 800 mil na aquisição da fazenda, compra de insumos, contratação de mão de obra, obras de infraestrutura e implantação de um sistema de irrigação para o plantio da droga. A lavoura foi destruída em outubro de 2024 pela própria Polícia Civil.
O Ministério Público denunciou formalmente os sete integrantes da quadrilha por envolvimento no esquema. As autoridades seguem em busca dos dois foragidos.
Fonte83