A Braz Global Holding, empresa que tinha o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) como sócio nos Estados Unidos, movimentou pelo menos R$ 804 mil antes de encerrar suas atividades. Documentos oficiais do estado do Texas indicam que a companhia firmou um contrato de US$ 140 mil com a Venture XSpannsion, LLC. Com informações do UOL.
O contrato assinado pela Braz Global Holding está relacionado à aquisição de lotes na cidade de Fort Worth, Texas. No entanto, os registros da empresa no estado não especificam em qual ramo de atuação ela operava. Vale destacar que estrangeiros podem abrir empresas nos Estados Unidos sem restrições legais.
Criada em março de 2023, na cidade de Arlington (Texas), a holding tinha, além do “filho 03” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os sócios Paulo Generoso, influenciador e empresário, e André Porciuncula Esteves, ex-secretário de Fomento e Incentivo à Cultura no governo Bolsonaro. Esteves foi responsável pela administração de recursos da Lei Rouanet, que, apesar de críticas do bolsonarismo, teve aumento de captação durante sua gestão.
Os documentos que confirmam a movimentação financeira datam de 28 de julho de 2023, contendo a assinatura de Paulo Generoso. Em 4 de fevereiro de 2024, um novo documento do Texas confirmou a transação.
Conforme apuração do UOL, a Braz Global Holding foi fechada no mesmo dia em que outra empresa registrada no Texas também encerrou suas atividades. Ambas tinham Paulo Generoso como ponto em comum. Documentos recentes revelam que o encerramento das atividades da empresa de Eduardo Bolsonaro ocorreu em 18 de abril de 2024, após pouco mais de um ano de operação.
O fechamento da companhia aconteceu de forma “voluntária”, sem justificativa apresentada. O documento de encerramento traz a assinatura de Paulo Generoso, identificado como “gerente”.
A coincidência se repete com a Liber Group Brasil, outra empresa que tinha Paulo Generoso e André Porciuncula Esteves como membros, mas sem a participação de Eduardo Bolsonaro. Assim como a Braz Global Holding, essa companhia também foi encerrada em 18 de abril de 2024, sem explicação oficial. Generoso assinou o fechamento na condição de “presidente”.
Paulo Generoso é um dos fundadores do Movimento República de Curitiba, criado em 2016 para apoiar a operação Lava Jato. Após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, ele apoiou manifestações diante do quartel-general do Exército em Brasília e defendeu a anulação do pleito.
No dia 8 de janeiro de 2023, durante os ataques à Praça dos Três Poderes, Generoso questionou “quem financia os infiltrados”, insinuando que a violência não teria sido cometida por bolsonaristas. No dia seguinte, reforçou que “a grande maioria dos manifestantes esteve hoje na Esplanada de forma ordeira e pacífica como sempre”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line