O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou nesta quarta-feira (2/4) que a tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros é uma das menores entre os países afetados, atribuíndo esse resultado à atuação do deputado foragido Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Segundo Gayer, a presença do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos EUA foi decisiva para evitar uma taxação mais alta.
Durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, o parlamentar ironizou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja Lula da Silva sobre o empresário Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump.
“Sabe por que, queridos colegas, que a tarifa do Brasil ficou tão baixa mesmo com o Lula chamando o Trump de facista e a Janja mandando o Elon Musk se f… sabe por quê? Porque outro Bolsonaro está lá nos Estados Unidos agora, lutando pelo Brasil”, declarou o bolsonarista.
Eduardo Bolsonaro se licenciou do cargo de deputado federal e anunciou que permanecerá nos Estados Unidos por tempo indeterminado. A decisão ocorreu após deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitarem que a Suprema Corte brasileira retivesse seu passaporte, um pedido negado pelo ministro Alexandre de Moraes.
“Eduardo Bolsonaro nesse momento trabalhando pelo nosso país, conseguiu reduzir e fazer com que a tarifa do Brasil fosse a menor de todos os países”, completou Gustavo Gayer.
🚨AGORA – Deputado Gustavo Gayer diz que Trump aplicou apenas 10% de tarifas no Brasil só porque Eduardo Bolsonaro está em Washington
“Sabe por que as tarifas ficaram tão baixa? Porque outro Bolsonaro está lá nos EUA agora lutando pelo Brasil” pic.twitter.com/NjTabSTBEy
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) April 2, 2025
EUA anunciam “tarifaço global”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um pacote de tarifas sobre produtos importados, impactando diversas nações. O Brasil foi incluído na lista com uma tarifa fixa de 10%, a mesma aplicada a outros países como Reino Unido, Cingapura, Chile, Austrália e Turquia.
Desde fevereiro, o republicano vinha sinalizando a adoção de novas taxações, sem especificar valores ou critérios. Na última semana, o chefe do governo norte-americano reforçou que a medida abrangeria todos os países, mas com possibilidade de ajustes e negociações.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line