O papa Francisco fez uma nova aparição pública neste sábado (12), às vésperas do Domingo de Ramos e do início da Semana Santa. Segundo informou o serviço de imprensa do Vaticano no Telegram, o pontífice foi até a basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde parou para rezar diante da imagem da Virgem.
“No início desta tarde, o papa Francisco foi à basílica de Santa Maria Maggiore e, às vésperas do Domingo de Ramos e da Semana Santa, parou para rezar diante do ícone da Virgem”, informou o porta-voz do Vaticano.
O papa, de 88 anos, está em recuperação após uma pneumonia que afetou ambos os pulmões e o deixou internado por mais de cinco semanas no hospital Gemelli, em Roma. Desde o retorno ao Vaticano, em 23 de março, ele tem se mantido em repouso, com atividades bastante reduzidas.
Hoy a primera hora de la tarde, el Papa Francisco visitó de sorpresa la Basílica de Santa María la Mayor para rezar ante el icono de la Virgen Salus Populi Romani, tan querida por él. Bergoglio se está preparando espiritualmente para el Domingo de Ramos y la Semana Santa mientras… pic.twitter.com/yLIoE3Fo87
— Martín Dandach (@MartinDandach) April 12, 2025
Apesar das limitações, Francisco tem surpreendido com algumas saídas inesperadas. No último domingo (6), apareceu em frente à Basílica de São Pedro para cumprimentar fiéis. Na quarta-feira (9), recebeu o rei Charles 3º e a rainha Camilla, do Reino Unido, numa audiência privada. O encontro com os monarcas britânicos havia sido cancelado anteriormente devido ao estado de saúde do pontífice.
Na quinta-feira (10), o papa esteve novamente na Basílica de São Pedro para acompanhar obras de reforma e prestar homenagem no túmulo de Pio 10º. Ele conversou com restauradores e fiéis durante o trajeto.
Pope Francis Blesses a Baby during his Surprise Visit to Saint Peter's Basilica! (H/T Jose Maximiano) pic.twitter.com/emHKi3VmLp
— Catholic News World (@catholicnews1) April 10, 2025
“O fato de ele estar convalescente não significa que ele não possa sair”, disse o Vaticano na sexta-feira (11), após os registros das recentes aparições.
Apesar das melhoras, ainda não há confirmação sobre a presença do papa nas celebrações da Semana Santa. A única certeza até o momento é que a missa do Domingo de Ramos será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri.
Enquanto se recupera, o Vaticano tem divulgado mensagens e reflexões do pontífice, que são lidas por outros membros da Igreja durante as cerimônias religiosas.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line