Influenciador paraibano Hytalo Santos – Foto: Reprodução/Redes sociais
Presos em São Paulo, o influenciador paraibano Hytalo Santos e o marido dele, Israel Vicente, conhecido como Euro, retornam à Paraíba nesta quinta-feira (28). Eles estão detidos em meio a investigações sobre exploração sexual de menores e tráfico humano. A delegada Maíra Roberta, que coordena a transferência, falou ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (27), sobre o protocolo para trazê-los à Paraíba.
Presos em São Paulo
Eles foram presos em Carapicuíba, na Grande São Paulo, em 15 de agosto, após saírem da Paraíba enquanto eram alvos de mandados de busca e apreensão para recolhimento de celulares e outros eletrônicos na casa onde moram em João Pessoa. Hytalo já era investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Polícia Civil, até ser exposto em vídeo sobre ‘adultização’ de crianças pelo influenciador Felca.
Felca
No vídeo, que já ultrapassou 40 milhões de visualizações no Youtube, Felca mostrou conteúdos de Hytalo Santos no Instagram e questionou a sexualização de menores de idade em coreografias musicais com apelo sensual e apontou que havia uma espécie de ‘reality show’ na casa de Hytalo que era publicado nas redes sociais, com adolescentes em festas com bebidas.
Hytalo Santos e Euro negam as acusações de exploração dos menores nos vídeos.
Protocolo de transferência
Segundo a delegada Maíra Roberta, da Polícia Civil da Paraíba, Hytalo e Euro serão trazidos a João Pessoa em voo comum, escoltados por quatro policiais e algemados.
“Nós estávamos apenas aguardando a liberação da Vara de Execuções Penais de São Paulo porque já havíamos passado pelos trâmites aqui na Paraíba, que eram a determinação do juiz que expediu os mandados, a autorização da Vara de Execuções Penais de João Pessoa, tendo em vista que eles ficarão em um presídio aqui na Capital, e estávamos aguardando a autorização da Vara de Execuções Penais de São Paulo, a qual recebemos ontem [26] a tarde, por volta das 14h”, detalhou a delegada, como apurou o ClickPB.
“Como já estávamos com a operação em andamento, a gente conseguiu fazer a compra das passagens e concluir todos os trâmites administrativos para que, amanhã [28], a Diretoria de Operações Especiais possa se deslocar a São Paulo e fazer o recambiamento dos dois acusados”, acrescentou.
Maíra Roberta disse que o recambiamento de presos é praxe para a Polícia Civil. “Isso é praxe. A Polícia Civil sempre faz esse tipo de recambiamento. Desde que haja interesse do Estado que os presos estejam aqui, como é esse caso que a investigação ainda está em andamento”, contou.
Voo
A delegada informou que Hytalo e Euro sentarão ao fundo na aeronave e ficarão sentados ao lado dos policiais e embarcarão primeiro e desembarcarão por último, após os demais passageiros.
“Eles vêm em um voo comercial. Existe todo um cronograma para que eles venham. Eles entram antes de todos, existe um protocolo que é rigidamente obedecido pela equipe que foi buscá-lo. Então eles ingressam no avião antes dos demais passageiros, já que é um voo comercial, e eles saem, após todos os passageiros saírem, preferencialmente pela porta traseira da aeronave com o máximo de segurança nesse tipo de operação”, descreveu.
“Existe um protocolo de recambiamento presos e a gente cumpre todos os requisitos desse protocolo. Esses são presos que, até então, não oferecem risco de fuga, de resgate, porém existe um protocolo e a gente obedece esse protocolo em todas as operações de recambiamento”, pontuou.
Para Maíra Roberta, “o maior desafio que a gente vê nesse recambiamento é que é uma questão midiática, estão de olho nisso, e a gente está cumprindo o protocolo da maneira mais correta possível para que não haja falhas nesse recambiamento.”
Na chegada a João Pessoa, ainda de acordo com a delegada, Hytalo e Euro “vão fazer exame de corpo delito no Instituto de Medicina Legal (IML), como é de praxe, e após isso eles vão ser entregues no Presídio do Roger, onde ficarão custodiados à disposição da Justiça.”
ClickPB