
Primeira versão do Mickey foi transformada em assassino em ‘Mouse Trap: A Diversão Agora é Outra’ Foto: A2/Divulgação
Com o passar dos anos, mais e mais personagens clássicos dos cinemas e da literatura entram em domínio público. Em teoria, essa mudança encoraja diferentes criativos a criar novas histórias que modernizam contos antigos, de olho em um novo público.
Uma moda que pegou nos cinemas nos últimos anos, no entanto, é a transformação desses personagens em criaturas assassinas que estrelam seus próprios filmes de terror. Confira abaixo 10 filmes que reimaginam histórias emblemáticas da sua infância como filmes de terror:
‘Maria e João – O Conto das Bruxas’ (2020)
Dirigido por Osgood Perkins (Longlegs – Vínculo Mortal), Maria e João – O Conto das Bruxas reconta a história clássica dos Irmãos Grimm, em que duas crianças se perdem numa floresta e acabam atraídos por uma casa feita de doces por uma bruxa que planeja comê-los, em uma história de terror cheia de sustos. O filme, estrelado por Sophia Lillis (Asteroid City), até foi bem recebido pela crítica e chegou a arrecadar US$ 22,3 milhões nas bilheterias mundiais, mas caiu no esquecimento pouco depois de seu lançamento.
Maria e João – O Conto das Bruxas está disponível na loja do Prime Video e do Apple TV.
‘O Malvado – Horror no Natal’ (2022)
Clássico natalino criado por Dr. Seuss, O Grinch abriu a porteira para as produções de terror B em 2022 com O Malvado – Horror no Natal. Ao invés da criatura verde que inicialmente odeia o Natal antes de passar por uma mudança e salvar o feriado, o filme de Steven LaMorte transforma o personagem em um assassino que invade a casa de uma família e mata os pais de uma garota de forma sangrenta, incentivando-a a passar sua vida em busca de vingança.
O Malvado – Horror no Natal está disponível para streaming no Looke.
‘Ursinho Pooh: Sangue e Mel’ (2023) e ‘Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2′ (2024)
Em 2023, o diretor Rhys Frake-Waterfield transformou alguns dos personagens mais fofos da ficção em criaturas assassinas que caçam humanos em busca de sua próxima refeição. Abandonados por Christopher Robin, que foi para a faculdade, Ursinho Pooh, Tigrão, Leitão e Coruja passam a assombrar a floresta, matando todo e qualquer humano que cruza seu caminho.
Apesar de ser muito criticado pela imprensa e pelo público, o primeiro Ursinho Pooh: Sangue e Mel foi um sucesso de bilheteria e deu origem não só a uma sequência, que saiu em 2024, mas também a todo um universo compartilhado chamado “Twisted Childhood Universe” (ou “universo da infância problemática”, em tradução livre), ou TCU, que tem diversos lançamentos planejados para os próximos anos.
‘Mouse Trap: A Diversão Agora É Outra’ (2024)
Quem entrou em domínio público em 2024 foi a primeira versão do Mickey Mouse, mascote máximo da Disney, que estrelou o curta animado O Vapor Willie, de 1928. O ratinho, então, se tornou o grande vilão do slasher Mouse Trap: A Diversão Agora É Outra, que acompanha um grupo de jovens sendo assassinados um por um por um maníaco mascarado. Massacrado pela crítica, o filme fez apenas US$ 109,9 mil nas bilheterias e sequer está disponível no streaming.
‘A Maldição de Cinderela’ (2024)
Com vasta experiência no terror trash, a diretora Louisa Warren ficou encarregada de transformar a Cinderela em uma assassina em série. Em A Maldição de Cinderela, a gata borralheira, cansada da constante humilhação que sofreu nas mãos da madrasta, das meias-irmãs e até do suposto príncipe encantado, transforma o baile real em um banho de sangue.
A Maldição de Cinderela está disponível na loja do Prime Video.
‘O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan’ (2025)
Título que faz parte do já citado TCU, O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan mostra Wendy (Megan Placito) tentando salvar seu irmão, Michael (Peter DeSouza-Feighoney), das garras de Peter Pan (Martin Portlock), um maníaco assassino que sequestra crianças para levá-las à Terra do Nunca. O filme tem direção de Scott Chambers, que fez carreira dirigindo produções de terror B.
‘Screamboat: Terror a Bordo’ (2025)
O Vapor Willie é tema de mais um filme de terror, desta vez dirigido por Steven LaMorte, o mesmo de O Malvado – Horror no Natal. Em Screamboat: Terror a Bordo, uma viagem turística de barco toma rumos assustadores quando uma criatura pequena, mas sanguinária, começa a eliminar os passageiros de forma cada vez mais violenta.
Dos mesmo produtores da franquia Terrifier, Screamboat: Terror a Bordo estreia nos cinemas brasileiros em 1º de maio.
‘Bambi: Acerto de Contas’ (2025)
Mais um capítulo do TCU, Bambi: Acerto de Contas mostrará uma versão mutante e assassina do veado da Disney que começa a caçar humanos após a morte de sua mãe. Dirigido por Dan Allen, o filme estreia em julho de 2025.
‘Pinocchio Unstrung’ (2025)

‘Pinocchio Unstrung’ reimaginará o boneco que quer ser humano em um assassino Foto: Jagged Edge Productions/Divulgação
Próximo filme de Rhys Frake-Waterfield, Pinocchio Unstrung é mais um lançamento do TCU. No longa, o neto de Gepeto conhece um boneco encantado e começa a lhe apresentar o mundo. Pinóquio, no entanto, enlouquece e começa a destruir tudo o que ele não considera ser “bom”.
O filme será o último capítulo do TCU antes do crossover Poohniverse: Monsters Assemble, que reunirá todos os personagens da franquia e que deve chegar em 2026.
Pinocchio Unstrung ainda não tem data de estreia definida, mas deve ser lançado ainda em 2025.
‘Aladdin: The Monkey Paw’ (2026)

‘Aladdin: The Monkey Paw’ mudará história clássica do jovem que encontra uma lâmpada mágica Foto: Empire Studios/Divulgação
A clássica história do jovem que encontra uma lâmpada mágica ganhará uma versão amaldiçoada em 2026. Dirigida e estrelada por Bradley Stryker (Terrifier 3), Aladdin: The Monkey Paw acompanhará um jovem londrino que encontra uma pata de macaco que realiza desejos. Inadvertidamente, ele libera uma maldição que vitima todos à sua volta.
O filme começa a ser rodado em maio no Reino Unido e, por enquanto, não tem data para chegar aos cinemas.