A pesquisa Datafolha mais recente mostra que os maiores apoios ao presidente Lula (PT) vêm de católicos, nordestinos, pessoas negras e de baixa renda. Esses grupos ajudam a frear a queda de popularidade registrada no início do ano.
No recorte religioso, os católicos se destacam como a base mais fiel ao presidente. O levantamento mostra que 34% dos católicos avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, mesmo índice dos que consideram sua gestão ruim ou péssima.
No recorte por renda, a taxa de aprovação entre quem ganha até dois salários mínimos é de 30%. Apesar de menor do que os 44% vistos em dezembro, o índice mostra estabilidade após o recuo em fevereiro. Já entre os mais ricos, a aprovação subiu para 31%, mas com rejeição ainda alta: 51%.
Pretos e pardos também puxam a recuperação. A aprovação entre ambos é de 28%, número próximo à média geral de 29%, mas com rejeição menor do que a registrada entre pessoas brancas, que alcança 42%.
O Nordeste segue como o maior reduto político de Lula. Apesar da queda na avaliação positiva desde o fim de 2024, a rejeição na região é a menor do país: 26%. No Sul, o índice de reprovação é o mais alto, com 46%.
Os dados foram coletados entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 entrevistas em 172 municípios. A margem de erro varia de 2 a 8 pontos percentuais, dependendo do grupo analisado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line