A produção literária feminina da Paraíba está prestes a ganhar um registro inédito. O jornalista, poeta e editor Linaldo Guedes, em parceria com a poeta, atriz e professora Porcina Furtado, está organizando o Dicionário de Literatura Feminina da Paraíba, uma obra pioneira que pretende reunir verbetes de autoras nascidas ou radicadas no estado, abrangendo todas as épocas, estilos e gêneros.
Ainda sem previsão de lançamento, o projeto tem como objetivo mapear e valorizar a contribuição das mulheres para a literatura paraibana, desde nomes históricos como Anayde Beiriz até escritoras contemporâneas.
Será um dicionário mesmo, com verbetes de autoras paraibanas. Entre os critérios para entrar como verbete, a autora tem que ter nascido ou morado na Paraíba. E também tem que ter pelo menos um livro impresso, em qualquer gênero literário, inclusive cordel”, afirmou Porcina Furtado.
Os organizadores estão recebendo contribuições de autoras que atendam aos critérios estabelecidos. Para participar, é necessário enviar um resumo biográfico com informações como cidade e data de nascimento, além de uma lista dos livros publicados com respectivos anos e editoras. Os dados devem ser encaminhados para os e-mails: 📩 linaldo.guedes@gmail.com 📩 furtadoporcinna@gmail.com
“O Dicionário terá autoras de todos os tempos, estilos e gêneros, sem restrições. A ideia é registrar a literatura feita por mulheres em todos os tempos, de Anayde Beiriz até os dias atuais”, acrescentou Linaldo Guedes
PB Agora