A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início a uma importante etapa de valorização e proteção do seu Patrimônio Histórico e Cultural.
Em assembleia promovida pela Secretaria de Administração, foi formada a Comissão de Patrimônio do Município, com o objetivo de estabelecer diretrizes e iniciar os trabalhos voltados à preservação do Patrimônio Histórico, Urbanístico e Cultural da cidade.
Composta por representantes da sociedade civil com conhecimento técnico e comprometimento com a causa, a Comissão passa agora a atuar oficialmente, em articulação com a Secretaria de Cultura — pasta à qual está vinculada — e com apoio da Procuradoria-Geral do Município.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo de Monteiro, Nanido Cavalcante, um dos principais focos da Comissão será o processo de tombamento dos edifícios históricos de Monteiro, incluindo o centro histórico e os casarios que preservam características arquitetônicas de valor cultural. A meta é proteger esses bens para garantir que sejam transmitidos às futuras gerações.
“A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, já busca parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) e também com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O objetivo é assegurar o cumprimento integral da legislação municipal e fortalecer as políticas públicas de preservação do patrimônio local”. Comentou Nanido Cavalcante.
Ana Paula Morato, prefeita de Monteiro, disse que “Com essa iniciativa, Monteiro dá um passo importante para consolidar sua identidade cultural, valorizando sua história e promovendo o desenvolvimento urbano de forma consciente e respeitosa com a memória coletiva da população”. Concluiu.


