A Prefeitura de Sumé vem realizando um trabalho de conscientização ambiental no município com a Associação de Proteção Ambiental – APA8Verde – , voltado para a plantação e distribuição e mudas com o intuito de recuperar matas ciliares, a arborização urbana e a restauração de pomares educativos por meio de distribuição de mudas frutíferas e nativas.
Com a Secretaria Municipal de Educação eles estão executando o projeto nas escolas abordando a importância da preservação do meio ambiente, do trabalho de reflorestamento no município e fazendo o plantio de mudas, de forma a conscientizar os estudantes sobre um futuro mais sustentável, regulação do clima, preservação do solo, promoção da biodiversidade e mais qualidade de vida para as populações futuras.
Na terça-feira (22), foi a Escola de Campo José Bonifácio, em Pio X, quem recebeu o representante da APA8Verde, Pedro Aprígio, que levou 80 mudas de plantas frutíferas para revitalizar o pomar da escola junto com estudantes e professores responsáveis, além de proferir palestras para a comunidade escolar.
“Estamos atuando em Sumé há uns três meses, já fizemos um plantio numa área da cidade e eu gosto muito quando vou para as escolas, o secretário Vicente procurou a secretária Denise para que a gente pudesse fazer esse trabalho também na rede municipal. As frutíferas têm muita vantagem que além de dar frutos, dar sombra, dar sementes para serem replantadas, elas melhoram o meio ambiente da área”, explicou Pedro.
Para o professor da disciplina Educação Ambiental e Sustentabilidade, Thyago Carneiro, a consciência sobre o meio ambiente tem que ser uma ação educativa permanente, estabelecendo sempre a relação entre a natureza e o homem. “Este trabalho que a Secretaria Municipal de Educação vem proporcionando nas escolas, é um ponto fundamental para a conscientização dos alunos, para que os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável, buscando a mudança de hábitos e de atitudes, aqui na escola estamos mostrando na prática com a plantação de mudas no pomar e o paisagismo externo da unidade”, disse o professor.
Ascom PMS