A Secretaria Municipal de Educação empossou na terça-feira (15) os novos gestores escolares da rede municipal de ensino. A solenidade aconteceu na secretaria da Educação e contou com a presença do prefeito Manezinho Lourenço, da secretária da Educação, Denise Batista, do presidente do Conselho Municipal da Educação, José Egnaldo (Naldinho) e do vereador Fernando Lourenço.
Foram nomeados 10 gestores escolares, aprovados em processo seletivo realizado pela empresa Ápice Consultoria, que começou no último mês de maio e se encerrou no dia 19 de junho. Esse processo envolveu, prova escrita, entrevistas, apresentação do plano escolar e prova de títulos.
Com o PSS realizado e a posse, os diretores assumem oficialmente suas funções nas escolas. Todos os empossados possuem formação em pedagogia ou licenciatura, além de experiência na área da educação, fortalecendo a construção de um ensino com mais qualidade na educação municipal.
Alguns empossados que já possuem experiência com gestão escolar falaram da importância do PSS para a educação. “Com muita satisfação a gente recebe essa portaria. Esse PSS que é condicionalidade para nomeação de gestores, fortalece a educação, é a certeza de que os diretores tem a qualificação técnica para exercer a função. Nos dedicamos nesses últimos três meses para as etapas, pudemos nos qualificar e prestar um serviço melhor à comunidade escolar”, disse Messias Alexandre empossado como gestor escolar da Escola Maria Leite Rafael.
A gestora escolar Vânia Freitas considerou o PSS um desafio para todos os candidatos. “Nós passamos por quatro etapas, por mais que seja algo do nosso conhecimento, precisamos nos preparar, esse PSS requereu estudo e preparo. Estou muito feliz, eu não me vejo em outro meio se não servindo à área da Educação”, declarou Vânia Freitas, gestora escolar da Escola Gonçala Rodrigues.
De acordo com a secretária da Educação, Denise Batista, com todas as etapas realizadas do PSS, o município agora está apto a concorrer ao Valor Aluno Resultado (VAAR). “É uma condicionalidade que a Lei do Fundeb determina para que os municípios consigam alcançar essa complementação do Fundeb e agora a nossa rede municipal esta apta a concorrer em 2026/2027. Parabenizo a aprovação de todos os gestores e agora daremos continuidade ao nosso trabalho, alinhando-os às diretrizes administrativas e pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação”, disse a secretária Denise.