O velório da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), será realizado nesta sexta-feira (25). A preparação começou três dias após a morte, com interdições em diversas vias no entorno do Theatro Municipal, onde será realizado com acesso aberto ao público.
O corpo da cantora será levado, em cortejo a bordo de um carro do Corpo de Bombeiros, até o Cemitério da Penitência, no Caju.
O trajeto vai seguir parte do novo Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado pela Prefeitura como homenagem à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta durante o Carnaval carioca.
O corpo chegou ao Rio de Janeiro na quarta-feira (24). A primeira escala da viagem foi o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, de onde partiu antes das 9h rumo ao Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.
Atendendo a um pedido da própria artista, a cremação será realizada após uma cerimônia de despedida restrita a familiares e amigos próximos, que ocorrerá até às 17h.
Morte de Preta Gil
Ela estava em Nova Iorque realizando um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da sua recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.
*Sob supervisão de AR.