Calor intenso, tempo seco e virada de tempo. Setembro inicia com a cara da transição para a primavera: tardes quentes, ar seco e pancadas de chuva ainda irregulares em boa parte do país e com possibilidade de ondas de calor nas próximas semanas.
Com mais horas de sol, tardes quentes e pancadas rápidas e irregulares no fim do dia. É assim que setembro deve começar em boa parte do país.
Hoje, segunda (01/09), a atmosfera ainda privilegia o calor e o ar seco em boa parte do Centro-Oeste, do Sudeste e do interior do Nordeste, cenário que deve se estender pelos próximos dias.
Ao mesmo tempo, também nesta semana, o Sul deve voltar a sentir o peso do vento e de áreas de instabilidade ligadas a um ciclone na Argentina.
Ao longo da semana, o calor aumenta no interior da região, com picos entre 34 °C e 37 °C no norte e no oeste de SP e em faixas de MG, e a tendência é que as nuvens de fim de tarde ganhem terreno nos próximos dias, ainda de forma bastante irregular.
No Nordeste, as capitais mantêm o vaivém da umidade do mar ao longo do mês, pelo menos no litoral.
Pernambuco e Paraíba
Estados como Pernambuco e Paraíba podem registrar volumes de chuva mais elevados, embora em curtos períodos.
Nesta semana, Salvador (BA), Recife (PE) e João Pessoa (PB) seguem com sol entre nuvens e chuva rápida em diferentes momentos do dia.
Na capital paraibana e em Natal (RN), as máximas girarão em torno de 28 °C, com pancadas ao longo do dia.
Outro fator que chama atenção neste início de setembro é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial.
Segundo os meteorologistas, o fenômeno La Niña ainda não está consolidado, mas deve ganhar força ao longo da primavera, com probabilidade crescente de se instalar nos próximos meses.
Redação
Foto: Agência Brasil