Quase todo o Brasil pode ser atingido por chuvas de diferentes intensidades nesta quinta-feira (18/12). As condições climáticas podem se agravar no Centro Oeste, Norte e Nordeste, com a possibilidade de temporais que motivaram um alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As outras regiões permanecem sob alerta amarelo neste fim de ano, com perigo potencial e riscos de chuva.
Segundo o Climatempo, na região Centro-Oeste, as instabilidades se intensificam com riscos de temporais devido às pancadas de chuvas que podem ocorrer nesta manhã no noroeste do Mato Grosso do Sul (MS), além de boa parte de Goiânia (GO) e Mato Grosso (MT). Por causa da circulação de ventos em altos níveis e à umidade elevada no Centro-Oeste, a região está propensa as chuvas moderadas a fortes e risco de temporais, sobretudo em GO, além da metade norte e leste de MT.
No Nordeste, as chuvas podem se intensificar no interior e o ar permanece seco na Bahia e no sertão, incluindo o oeste de Sergipe e de Alagoas, o interior e sul de Pernambuco, em áreas centrais da Paraíba e o sul do Rio Grande do Norte, onde a umidade pode constatar abaixo de 30%. A precipitação varia de moderada a forte no Maranhão, no Piauí, no sul do Ceará, no oeste da Paraíba, além do norte e noroeste de Pernambuco. Já no norte e no interior do Ceará, as chuvas são mais fracas
No norte, o tempo continua instável, com chuva de intensidade moderada a forte e chance de temporais no Amazonas, em grande parte do Pará, no Tocantins, no Amapá, no sul de Roraima e em Rondônia. No Acre, as pancadas de chuva são menores e ocorrem de forma moderada, acompanhadas por uma sensação de abafamento. Rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora ocorrem em Roraima.
Na região Sul do país, o tempo será estável com temperatura em elevação e ventos moderados. Há chances de chubvisco no litoral do Paraná , enquanto o restante da região segue com predomínio de sol, sendo que a nebulosidade predomina no leste do PR e de Santa Catarina (SC).
Com parte das regiões sob laranja, em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abriguar debaixo de árvores, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também avisa para evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Sudeste também é atingido; Clima melhora em SP
Provocada pelo sistema de baixa pressão e frente fria neste final do ano, a chuva pode ir de intensidade moderada a forte no Sudeste (RJ, MG, ES), principalmente no Triângulo, oeste e noroeste mineiro, com riscos de temporais. As temperaturas permanecem amenas na maior parte da região, mas fazem calor no Triângulo, norte, nordeste e leste de MG, norte do ES, oeste e norte paulista
Já em São Paulo, as instabilidades climáticas diminuem significativamente com tempo mais firme no oeste, sul e interior paulista, porém, com a possibilidade de rajadas de vento, que também podem percorrer nas outras regiões do Sudeste, sobretudo no ES.
As condições climáticas melhoram com chuvas apenas no norte e no leste paulista, sendo que no restante do estado as temperaturas continuarão mais elevadas.


