Lula e presidente do México, Claudia Sheinbaum. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Após tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil e ao México, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com a presidente Claudia Sheinbaum na noite desta quarta-feira (23)
De acordo com o blog da Jussara Soares, da CNN, o planalto informou que os presidentes combinaram uma visita do vice-presidente Geraldo Alckmin ao México, junto de delegação empresarial e de outros ministros, nos dias 27 e 28 de agosto.
Na ligação, Lula reforçou a importância de se aprofundar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, mencionando um “atual momento de incertezas”. O presidente do Brasil teria proposto o início de negociações para ampliar acordo comercial entre os dois países.
Atualmente, o Brasil e o México tem um acordo ínfimo. Firmado em 2002, o fluxo comercial abrange somente 800 produtos
No início de julho, Trump anunciou que uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil a partir do dia 1º de agosto. Dias depois, também ameaçou o México com tarifas de 30%, sob a justificativa de impedir cartéis mexicanos de transformarem os EUA em um “playground do narcotráfico”.
Fonte: CNN Brasil