Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Empresário de Mamanguape morre após bater em ônibus, em Rio Tinto

    16 de novembro de 2025

    Adolescente de 17 anos morre afogado no Açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras

    16 de novembro de 2025

    Cícero Lucena oficializa retorno ao MDB da Paraíba nesta segunda-feira para disputar o Governo do Estado em 2026

    16 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Brasil»Alckmin avalia recuo dos EUA como ‘positivo’, mas reconhece necessidade de nova redução
    Brasil

    Alckmin avalia recuo dos EUA como ‘positivo’, mas reconhece necessidade de nova redução

    adminPor admin16 de novembro de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura1 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) elogiou neste sábado (15) o recuo dos EUA em parte do tarifaço a produtos brasileiros exportados. Segundo Alckmin, a determinação do presidente americano, Donald Trump, foi “positiva”. Também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alckmin é quem lidera as negociações com os EUA.

    Ele atribuiu o recuo a um “conjunto de fatores”, que vai desde o “empenho” do governo brasileiro, à “sensibilidade” do governo americano e à atuação dos empresários brasileiros e dos EUA. O ministro lembrou ainda que, antes do recuo, o Brasil tinha 23% de produtos com tarifa zero. Agora, tem 26%.

    “O presidente Lula sempre orientou diálogo e negociação. (Ele sempre dizia) que não tem tema proibido. O Brasil quer resolver. (Também há) a sensibilidade do governo americano, que reduziu custos a seus consumidores, e a iniciativa privada que tem ajudado. Tanto empresários brasileiros, quanto americanos, que são os maiores interessados no comercio exterior”, afirmou o vice-presidente.

    Alckmin, porém, reconheceu que os esforços do Brasil ainda continuam para tentar diminuir tarifas de outros setores, a exemplo do café, que diminuiu tributação de 50% para 40%.

    “Vamos continuar trabalhando para reduzir mais. No caso do café, não tem sentido. Ainda é alta (a taxa de) 40% e o Brasil é o maior fornecedor de café (aos EUA), especialmente (o café) arábico”, prosseguiu o vice-presidente.

    Alckmin detalhou que, do total de exportações aos EUA, 42% têm alíquota zero ou de 10%; 24% têm tarifa de 50% (ao lado de todo o mundo); e 33% estavam com alíquota de 50%, agora reduzidas a 40% com a nova ordem de Trump.

    Esses 33% são o “problema”, na avaliação de Alckmin, e é nisso que o Brasil pretende focar agora.

    Entenda

    Na noite da sexta-feira (14), Trump assinou uma ordem executiva que reduz tarifas sobre a importação de uma série de produtos agrícolas, incluindo café, carne bovina, laranja e açaí.

    Segundo o documento, serão suspensas as tarifas recíprocas originalmente impostas por Washington a outros países em abril deste ano. No caso do Brasil, essa taxa foi de 10%.

    A ordem executiva lista uma série de outros produtos agrícolas e alimentícios que deixam de pagar a tarifa recíproca. Entre eles:

    • Carnes bovinas e vísceras: carcaças, meias-carcaças, cortes frescos, resfriados, congelados, e vísceras em diversas formas de conservação;
    • Frutas e vegetais: tomate, jicama (espécie de batata de origem mexicana), fruta-pão, chuchu, broto de bambu, castanha-d’água, mandioca, inhame e taioba;
    • Nozes e castanhas: coco, castanha-do-pará, castanha de caju, castanha portuguesa, macadâmia, noz-de-cola, pinhões;
    • Bebidas e suplementos: suco de laranja, água de coco, suco de açaí, misturas com água de coco e preparações de açaí para bebidas;
    • Especiarias: café (torrado, não torrado e descafeinado), chá, mate, pimentas, baunilha, canela, noz-moscada, gengibre, açafrão.

    As exclusões passaram a valer de forma retroativa para mercadorias importadas ou retiradas de armazém para consumo a partir de 13 de novembro.

    A decisão representa um alívio para o agronegócio do Brasil, que vem sendo afetado desde agosto pelo tarifaço de 50% (tarifa recíproca de 10% mais uma sobretaxa de 40%) imposto pelos EUA sobre mercadorias importadas do país.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Abono salarial é liberado e trabalhadores têm até dezembro para sacar o pagamento

    16 de novembro de 2025

    Homem é preso suspeito de agredir adolescente com corda e obrigá-la a vender drogas na PB

    16 de novembro de 2025

    Polícia Militar localiza grande quantidade de drogas em construção abandonada

    14 de novembro de 2025

    Aluno autista denuncia ter sido estuprado por alunos dentro de escola, na Paraíba

    14 de novembro de 2025

    Polícia não indicia padre denunciado por intolerância religiosa por fala sobre Preta Gil

    14 de novembro de 2025

    Cai vantagem de Lula sobre possíveis adversários em 2026, diz pesquisa

    14 de novembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 202314.048 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202313.942 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202313.662 Visualizações
    Não perca

    Empresário de Mamanguape morre após bater em ônibus, em Rio Tinto

    16 de novembro de 2025

    O empresário Williams Auto Peças, conhecido como “Fofo”, morreu na tarde deste sábado (15) após…

    Adolescente de 17 anos morre afogado no Açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras

    16 de novembro de 2025

    Cícero Lucena oficializa retorno ao MDB da Paraíba nesta segunda-feira para disputar o Governo do Estado em 2026

    16 de novembro de 2025

    “Vou continuar sendo esse elo entre Governo e Prefeitura”, garante Léo Bezerra ao rebater ataques de antigos aliados

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 202314.048 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202313.942 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202313.662 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.