O governo do presidente Lula (PT) vai retomar a exigência de visto para cidadãos dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá a partir da próxima quinta-feira (10).
A medida, que está sendo editada nesta semana, revoga a política adotada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia dispensado a necessidade do documento para cidadãos desses três países.
Embora o atual governo tenha decidido retomar a exigência ainda em 2023, a implementação da regra foi adiada diversas vezes. A previsão inicial era que a obrigatoriedade entrasse em vigor em outubro do ano passado, mas sucessivas prorrogações postergaram a decisão.
Em março deste ano, o Senado chegou a aprovar um projeto de parlamentares da oposição que visa suspender o decreto do governo Lula, mas a proposta ainda não avançou na Câmara dos Deputados.
Segundo o líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o tema “não está no radar”. “Estávamos com foco na anistia. Zero discussão sobre isso até agora”, afirmou o bolsonarista.
Até o momento, o governo federal não divulgou os detalhes sobre o novo processo de solicitação de visto para cidadãos dos três países. No entanto, o Palácio do Planalto sustenta que a medida se baseia no princípio da reciprocidade diplomática, já que brasileiros ainda precisam apresentar visto para entrar nos EUA, na Austrália e no Canadá.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line