Internado com um quadro de distensão abdominal desde a última sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais neste sábado (12) para transformar sua condição clínica em uma mensagem política. Em um tuíte, ele afirmou: “As maiores batalhas, muitas vezes, não se travam em praça pública, mas dentro de nós.” Apesar de o boletim médico indicar quadro estável, Bolsonaro disse que “provavelmente passará por uma nova cirurgia” após a transferência para Brasília.
A publicação reforça a narrativa do ex-presidente de que enfrenta perseguições e desafios constantes, agora estendidos ao campo da saúde. “Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo”, escreveu. Ele também afirmou que o médico Claudio Birolini classificou o episódio atual como “o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida em 2018.”
A mensagem, no entanto, contrasta com o boletim médico divulgado pelo Hospital Rio Grande, em Natal, que descreve um cenário mais controlado. O comunicado informa que Bolsonaro apresentou melhora no quadro de distensão abdominal, está sem necessidade de analgesia e com todos os sinais vitais dentro da normalidade. “Apresenta excelente estado de humor (…) sem intercorrências clínicas até o presente momento,” diz o documento.
Bolsonaro deve ser transferido ainda neste sábado para o Hospital DF Star, em Brasília, por decisão conjunta com sua família. A mudança será feita em uma UTI móvel. A internação ocorreu após o ex-presidente passar mal durante agenda em Santa Cruz (RN), sendo transferido com apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), que disponibilizou um helicóptero do governo estadual.
A publicação feita nas redes também deixou clara a intenção de Bolsonaro de retomar sua atuação política em breve. “Seguimos firmes. Um passo de cada vez. Em breve estarei de volta para lutar pela anistia dos presos políticos e por um país mais livre e mais próspero, como o povo brasileiro merece,” escreveu, fazendo referência aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Por fim, o ex-presidente agradeceu à equipe médica e aos apoiadores. “Conto com a oração de todos vocês. O apoio que tenho recebido faz toda a diferença,” declarou. Enquanto isso, o boletim médico reforça que Bolsonaro segue em observação e em uso de medicação e nutrição parenteral, sem indicação de cirurgia imediata, segundo avaliação da equipe clínica.
– Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo.
– Ontem fui internado às pressas com dores intensas e uma forte distensão abdominal, talvez sem me dar… pic.twitter.com/WMXrCT8nl3
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 12, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line