O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu nesta quarta-feira (2) que teme ser preso por causa de seu envolvimento na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2022. Em entrevista ao canal AuriVerde Brasil, disse que “a possibilidade [de condenação] existe”, embora insista que é inocente. Desde 26 de março, ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão da Primeira Turma da Corte.
“Estou aqui no Brasil, mas é lógico que você não fica tranquilo com uma questão como essa, ninguém quer perder a liberdade”, afirmou Bolsonaro. Ele voltou a defender o projeto de anistia aos golpistas do 8 de janeiro, em tramitação no Congresso, e disse que se inspira nos apoiadores que estão presos desde a invasão às sedes dos Três Poderes.
Bolsonaro responde por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito com violência, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de bem tombado. Além de réu, o ex-presidente está inelegível até 2030.
Na entrevista, atacou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer sobre a possibilidade de prisão preventiva do ex-presidente, sob suspeita de obstrução de justiça. A suspeita envolve a convocação de atos públicos em favor do projeto de anistia enquanto o processo segue em andamento.
Bolsonaro também ironizou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível. “Se condena por qualquer coisa. Fui condenado à inelegibilidade por duas coisas ridículas: reunir-se com embaixadores – e não com traficantes no Morro do Alemão, no Rio – e abuso de poder econômico por subir num carro de som do Silas Malafaia por coincidência”, disse.
O ex-presidente ainda comentou o caso da líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, condenada a quatro anos de prisão por desvio de recursos da União Europeia e inelegível por cinco anos. Segundo ele, Le Pen estaria sendo perseguida por conta de seu crescimento político. “Arranjaram um motivo porque ela está crescendo muito”, afirmou, comparando a situação à sua.
Durante a entrevista, Bolsonaro também assumiu que era ele na moto aquática que se aproximou de uma baleia em São Sebastião (SP), em junho de 2023. “Sou eu, eu não vou negar, eu não vou mentir”, disse. Ele alegou que não teve a intenção de perturbar o animal e sugeriu que a investigação teve o objetivo de constrangê-lo. O caso foi arquivado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
Corte principal de hoje na Auriverde com as falas de Bolsonaro sobre o assunto do dia…
Carmen
©️carmencitasoberanumcarlosbolsonarohttps://t.co/vFwmee4oMw pic.twitter.com/dsTCc5cDcJ
— KASSANDRA MARIE (@kassandramarr) April 2, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line