O bilionário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou que os avanços na inteligência artificial (IA) reduzirão drasticamente o papel dos humanos em muitas atividades, incluindo medicina e educação. Segundo ele, essa mudança pode acontecer em menos de uma década.
Durante entrevista ao “The Tonight Show”, da NBC, Gates destacou que no futuro os humanos não serão mais necessários “para a maioria das coisas”, pois a IA assumirá funções que atualmente dependem de habilidades humanas especializadas.
Segundo o empresário, “bons conselhos médicos (e) ótimos tutores” se tornarão gratuitos e comuns ao longo da próxima década.
“Haverá algumas coisas que reservaremos para nós mesmos”, afirmou Gates ao apresentador Jimmy Fallon.
Enquanto alguns especialistas acreditam que a IA tornará a humanidade mais produtiva e abrirá novas oportunidades econômicas, outros alertam para o impacto na estabilidade dos empregos.
Mustafa Suleyman, CEO de IA da Microsoft, disse que a transformação do trabalho pela inteligência artificial terá um impacto “profundamente desestabilizador” no mercado de trabalho.
Em seu livro publicado em 2023, “The Coming Wave”, Suleyman escreveu: “Essas ferramentas apenas aumentarão temporariamente a inteligência humana. Elas nos tornarão mais inteligentes e eficientes por um tempo, e desbloquearão enormes quantidades de crescimento econômico, mas são, fundamentalmente, substituidoras de trabalho.”
Abaixo o trecho da entrevista, em inglês: