O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) desponta como favorito para assumir a relatoria da reformulação da tabela do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados. O parlamentar paraibano conta com apoio do Palácio do Planalto e de lideranças do Centrão, bloco que deve indicar o relator da matéria.
Com experiência na pauta tributária, Aguinaldo foi o relator da recente reforma tributária sobre o consumo, além de ter boa interlocução com partidos de oposição. Sua proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também é vista como um fator que pode facilitar a tramitação do projeto na Casa.
A definição do relator deve ocorrer após reunião entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A expectativa é de que o anúncio seja feito ainda nesta semana.
Nos bastidores do governo, o nome de Aguinaldo Ribeiro é dado como certo. Para Lula, a indicação de um nome ligado ao centro político pode ajudar na aprovação da proposta ao facilitar o diálogo com diferentes espectros partidários.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp