A meteorologia tem previsto chuvas em todo território paraibano. Entretanto, as maiores precipitações são registradas na parte Leste do Estado, o que dar tranquilidade para os mananciais que abastece cidades da região, como João Pessoa.
Em entrevista ao Portal MaisPB, o diretor da Agência Executiva das Águas no Estado (AESA), Porfírio Catão, lembrou, mesmo ainda não estando em período chuvoso, mananciais como o de Gramame/Mamoaba, que abastece cidades da região metropolitana já soma mais de 80% de sua capacidade.
Porfirio Catão espera que nos próximos meses, as chuvas se intensifiquem mais no interior e Sertão onde o nível de alguns mananciais é preocupante.
“Todos os reservatórios estão recebendo pequenas recargas mas a gente espera que no final do período chuvoso tenhamos uma recarga satisfatória”, disse o gestor.
No geral, Porfírio Catão considera “satisfatória” a quantidade de água acumulada na Paraíba que é de 47% da capacidade do Estado. Para o período chuvoso é aguardado que esse volume chegue a 75%.
Até agora, já são cinco açudes sangrando na Paraíba. Um em Araçagi, no Brejo, três no Cariri, na região de Monteiro, e um em Juru, no Sertão.
MaisPB