Márcio Louzada Carpena era advogado, empresário e professor, além de proprietário da aeronave King Air F90 que caiu na manhã desta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
Carpena, que atuava na área jurídica há anos, era sócio do escritório Carpena Advogados Associados, especializado em contencioso civil e direito societário. Além disso, lecionava na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Escola da Magistratura (Ajuris). Ele também foi presidente da Academia Brasileira de Direito Processual Civil entre 2003 e 2009.
O advogado comprou o avião em dezembro de 2023 e vinha compartilhando sua aquisição em postagens nas redes. No dia 9 de janeiro, ele publicou imagens dentro da aeronave e, nesta sexta-feira (7), pouco antes da decolagem, registrou um vídeo do momento em que o avião saiu do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Porto Alegre.
Dono de avião que caiu em SP postou vídeo antes de decolagem
— Diário do Centro do Mundo (@dcmonline.bsky.social) February 7, 2025 at 9:32 AM
Ver essa foto no Instagram
A aeronave está registrada em nome de Márcio Louzada Carpena e Maria da Graça Paz Louzada.
Em seu perfil no Instagram, ele compartilhava registros que mostram a vida de luxo que levava, incluindo fotos de viagens, momentos com amigos e família.
Ver essa foto no Instagram
Amigos de Carpena haviam comemorado a compra do avião. Sua esposa, Francieli Pedrotti Rozales, chegou a parabenizá-lo publicamente pela nova aquisição. “Que façamos muitos voos juntos e sejamos muito felizes”, respondeu ele em uma das postagens.
A queda
Durante o voo, a aeronave enfrentou problemas e tentou um pouso de emergência, mas acabou caindo na via movimentada da capital paulista.
O avião atingiu uma árvore, derrapou e colidiu com um ônibus que estava parado. O impacto causou um incêndio, gerando uma grande nuvem de fumaça que foi vista a distância. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas imediatamente para conter as chamas e resgatar as vítimas.
Além de Carpena, outra pessoa que também estava a bordo morreu carbonizada, enquanto um motociclista e uma passageira do ônibus foram socorridos com ferimentos e levados para hospitais da região. Testemunhas relataram ter ouvido um forte estrondo no momento da queda e disseram que a aeronave parecia desgovernada antes do impacto.
As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e a Polícia Civil analisam o histórico da aeronave e as condições do voo para determinar o que levou à queda.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line