O PL decidiu mudar de estratégia para pressionar deputados a assinarem o projeto de lei que anistia golpistas envolvidos no ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Orientado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o líder da sigla, Sóstenes Cavalcante (RJ), desistiu do “carômetro”, divulgação do rosto de parlamentares que não apoiaram o requerimento de urgência para o texto.
Segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, o PL agora pretende apelar aos presidente de partidos que comandam os orçamentos dos fundos partidários e são responsáveis por definir os repasses para campanhas de deputados.
Bolsonaro já conversou com alguns dirigentes partidários e pretende conversar diretamente com os deputados que não assinaram o requerimento de urgência para o projeto de lei da anistia. O PL contabiliza, até o momento, 191 das 257 assinaturas necessárias para fazer o texto avançar na Câmara.
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, tem sido pressionado por bolsonaristas para fazer o projeto avançar. Nesta segunda (7), durante evento em São Paulo, ele afirmou que os problemas do país não serão solucionados com uma “crise institucional” e defendeu ouvir os apelos de bolsonaristas para “corrigir exageros” em penas de alguns condenados pelo ataque.
“Não contem com este presidente para agravar uma situação. Vamos enfrentar com cautela, com o pé no chão, mas com esses dois pontos, sensibilidade e responsabilidade, para que o Brasil possa sair mais forte dessa discussão. Respeitando todas as manifestações”, disse Motta.
Durante o ato pró-anistia promovido por Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (6), o pastor Silas Malafaia atacou publicamente Motta e disse que ele “está envergonhando o povo da Paraíba” ao não se manifestar sobre o projeto.
Líderes do Centrão, que têm resistido à pressão de bolsonaristas, afirmam que ataques do tipo a Motta podem “enterrar” de vez o projeto na Câmara.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line