Os recém-eleitos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reúnem-se nesta segunda-feira (3) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. O objetivo do encontro é discutir a agenda prioritária do governo para o ano legislativo que se inicia.
Motta e Alcolumbre foram eleitos no sábado (1º) para liderar as respectivas casas do Congresso Nacional. Ambos obtiveram votações expressivas, contando com apoio tanto da base governista quanto de setores da oposição.
Em seus discursos de posse, os novos presidentes sinalizaram uma postura de independência em relação ao Executivo. Alcolumbre afirmou que pretende adotar “um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado”, ressaltando que “nem sempre agradaremos a todos”. Motta, por sua vez, enfatizou a necessidade de um “Parlamento forte”, defendendo a estabilidade econômica e destacando a importância das emendas parlamentares.
A reunião com Lula antecede a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2025, marcada para as 16h desta segunda. Espera-se que os políticos façam novos discursos direcionados aos parlamentares, possivelmente enviando mensagens ao Executivo e ao Judiciário.
Lula, no entanto, não deve comparecer à cerimônia de abertura do ano legislativo. Ele será representado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda), que entregarão a tradicional “mensagem do Executivo” ao novo comando do Congresso.
Entre as prioridades do governo para 2025 estão propostas para estimular o investimento e o empreendedorismo, além do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Esses temas deverão ser apresentados aos líderes do Congresso durante a reunião no Palácio do Planalto.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line