O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, afirmou em entrevista ao Globo que o deputado paraibano Hugo Motta, favorito para assumir a presidência da Câmara na eleição de sábado, precisa ser independente mas manter a harmonia com o Executivo, uma vez investido no posto.
– Na medida do possível, ele deve ser harmonioso com o Planalto, sim, pela boa relação que mantém com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais – comentou Marcos Pereira. O deputado paulista abriu mão da postulação à presidência da Câmara após constatar resistências de parlamentares de outros partidos, apoiando automaticamente o nome de Hugo Motta, que atraiu apoios no PT e no PL.
Reconheceu o dirigente do Republicanos que o atual presidente, Arthur Lira, “declaradamente não conseguia lidar bem com o principal articulador do governo”, opinando que ele e Padilha eram desafetos. “É de se esperar que as coisas melhorem”, prognosticou.
Lira no governo, conforme ele, seria bom para o Republicanos. “Se ele aceitar um eventual convite terá o apoio meu e do Republicanos. Isso ajudaria na articulação com o Congresso, é claro. Lira tem experiência, conhece a Casa como poucos e é grande amigo do Hugo Motta. Seria bom para todos”, acrescentou.
Na entrevista, Marcos Pereira afirmou que o Republicanos deve apoiar um nome de centro-direita à Presidência da República nas eleições de 2026, apesar de ser cedo para tomar uma decisão. Conforme ele, o governo do presidente Lula “está um pouco sem rumo”. Mas ele preveniu que só debate 2026 em 2026.
“Não posso dizer se estaremos com Lula, quem dirá é a Executiva do partido. A tendência do partido é caminhar com alguém de centro-direita nas eleições presidenciais, mas não podemos cravar agora. Podemos ir para cá ou para lá. Vamos decidir à frente”, enfatizou.
Marcos Pereira queixou-se que falta entrosamento no atual governo, exemplificando que os ministros se contradizem e que portarias são revogadas. “É preciso haver mais pragmatismo”, cobrou.
Fonte: Nonato Guedes
Créditos: Polêmica Paraíba