O paraibano Fábio Vasconcelos foi escolhido para assumir o comitê de administração do futebol de cegos da Federação Internacional de Esporte para Cegos (IBSA, em inglês). No cargo, ele vai ser responsável por gerenciar a modalidade a nível mundial.

Depois de sair do comando técnico da Seleção Brasileira de futebol de cegos, Fábio foi nomeado como Coordenador Técnico de Seleções da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). A sua nova função na IBSA não vai impedir o seu trabalho na entidade brasileira.

O paraibano será o primeiro que não é da Europa a assumir o gerenciamento do futebol de cegos no mundo. Ele explicou os principais metas que pretende para a sua gestão.

É uma satisfação pegar esse novo desafio. Sou o primeiro que não é europeu a ter esse desafio. Temos o objetivo de fazer o desenvolvimento em alguns continentes que ainda precisam melhorar, fortalecer o futebol feminino no tempo todo e uma das prioridades é voltar ao tempo de 20 minutos cronometrado. Vamos somar. Tenho experiência como atleta e treinador e, agora nesta nova função, temos tudo para fazer um grande trabalho, disse Fábio.

O paraibano dedicou mais de 20 anos de sua carreira ao futebol de cegos. Como goleiro da Seleção, conquistou três medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012). Depois, como treinador, ganhou outros dois ouros (Rio 2016 e Tóquio 2020) e um bronze na edição de Paris 2024.

Além de Fábio, outros nomes foram designados para a administração das demais modalidades da IBSA. O goalball ficará nas mãos de Michael Dennis, de Montenegro, e o judô, de Janos Tardos, da Hungria. Também foi oficializado que a cidade de Tashkent, no Uzbequistão, é a preferida para sediar a próxima edição dos Jogos Mundiais da IBSA, em 2027.

Cariri Esporte

Com Arena Correio