Comércio de João Pessoa (Foto: Walla Santos/ ClickPB)

A Paraíba registrou, pelo terceiro mês seguido, a segunda maior taxa de crescimento de vendas no varejo em todo o Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como notado pelo ClickPB, o estado teve uma taxa de crescimento de 13% em setembro em comparação com o mesmo período de 2023. Apenas o Amapá teve um crescimento maior, ficando em 14,5%. No Brasil, o crescimento foi de 2,1%.

A pesquisa também mostra que entre setembro e agosto deste ano o crescimento, na Paraíba, foi de 0,5%. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o volume de vendas do comércio varejista paraibano manteve alta de 11,2%, ficando também com a segunda maior taxa do País, liderada por Amapá (20,3%).

ClickPB observou que as atividades com maior destaque de vendas na Paraíba foram artigos de uso pessoal e doméstico, combustíveis e lubrificantes, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

“Este patamar reflete que o excelente momento da Paraíba não é algo eventual ou pontual em 2024, mas uma consequência de um trabalho de cinco anos do Governo do Estado de manter uma gestão fiscal equilibrada e, consequentemente, os investimentos em políticas públicas de saúde, educação, segurança e em áreas estruturantes do Estado, continuar os incentivos fiscais para o setor privado como forma de atrair novos negócios e elevar a geração de emprego e renda para a população, prover uma política de assistência social para atender a população mais vulnerável, além da manutenção de pagamento da folha e dos fornecedores em dia, que também ajudam o desempenho do varejo”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano.

ClickPB